Página inicial > Notícias > “Jovem Cientista” vai premiar estudantes de mestrado, ensino superior e ensino médio

Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2011, 15h13 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

As inscrições vão até 31 de agosto e o tema desta edição é “Cidades Sustentáveis”.

O XXV Prêmio Jovem Cientista continua com inscrições abertas até 31 de agosto, para estudantes de mestrado, de ensino superior e de ensino médio e, também, para premiação de mérito institucional e menção honrosa. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. As inscrições devem ser feitas pelo site www.jovemcientista.cnpq.br.

Nesta 25ª edição, o prêmio aborda o tema “Cidades Sustentáveis”, como desafio àqueles que possuem ideias criativas e querem propor soluções para os problemas das pequenas, médias e grandes cidades do Brasil – já que 84% da população do país está concentrada nas zonas urbanas.

As linhas de pesquisa incluem mudanças climáticas nas cidades; gestão das águas urbanas; produção do espaço urbano e apropriação da natureza relacionada com a questão do solo/água/ventos e dos recursos energéticos; políticas urbana, ambiental e de saúde relacionadas com a questão do lixo, resíduos, tratamento de água e reciclagem de materiais; planejamento urbano, gestão e conflitos ambientais; agricultura urbana e cidade sustentável; implicações socioambientais da legislação urbana; paisagem urbana e arquitetura sustentável; cidades em fronteiras transnacionais e gestão ambiental.

Prêmio Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista foi criado pelo CNPq em 1981, com intuito de estimular cientistas brasileiros que venham prestando relevante contribuição à ciência e à tecnologia do país. É uma parceria entre o CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. O prêmio é entregue na Academia Brasileira de Ciência e Tecnologia pela presidente da República.