Página inicial > Notícias > Propemm realiza I Workshop de Ciência e Tecnologia

Propemm realiza I Workshop de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2011, 06h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O reitor do Ifes abriu o workshop falando sobre a importância de fazer a ligação entre a academia e a indústria.

Aproximadamente 130 pessoas participaram do I Workshop de Ciência e Tecnologia em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, na sexta-feira (8), no campus Vitória. O evento foi . promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais – Propemm, do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, em parceria com a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, abriu o workshop falando sobre a importância de fazer a ligação entre a academia e a indústria, tendo em vista a necessidade de lidar com problemas reais e inserir mestres e doutores na pesquisa.

Denio destacou ainda a apresentação dos trabalhos dos alunos do Propemm. “As palestras apresentadas aqui representam questões da realidade, o que é muito interessante dentro de um programa de mestrado”, ressaltou.

Também participaram da abertura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thalmo Coelho Paiva; o diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; o coordenador de Metalurgia, Adonias Franco Júnior; a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do campus, Viviane Azambuja, e o presidente regional da ABM, Edson Luiz Massanori Harano.

O evento prosseguiu com a palestra do gerente da Arcellor Mittal, Geraldo Iran, que abordou, entre outros assuntos, os novos rumos da metalurgia e a necessidade de capacitação e qualificação promovidas pela pós-graduação.

A programação contou ainda com as apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Propemm. O programa teve, nos meses de março e agosto de 2010, a apresentação dos primeiros exames de qualificação de seus alunos de mestrado que ingressaram no primeiro e segundo período letivo de 2009.

O workshop teve como objetivo principal a divulgação os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Propemm à comunidade acadêmica e empresarial, além de promover a integração com outros grupos de pesquisa no ramo da Metalurgia no Espírito Santo.