Página inicial > Notícias > Campus Vitória realiza aula inaugural do programa Educimat

Campus Vitória realiza aula inaugural do programa Educimat

Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2011, 19h17 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A abertura contou com a presença dos 25 alunos selecionados para o Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática.

Na sexta-feira (5), foi realizado, no campus Vitória, o evento de abertura do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat, com a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, que conta com 25 alunos.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do reitor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Denio Rebello Arantes; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thalmo de Paiva Coelho Júnior; do diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; da diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Vitória, Viviane Azambuja; e do coordenador do Programa Educimat, Sidnei Quezada. “Esse projeto é fruto de uma história construída com muito suor”, destacou Sidnei.

Foram realizadas duas palestras ministradas pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília – UnB Cristiano Muniz, presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Sbem; e Gerson Mói, diretor da Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química – SBQ. O pesquisador Cristiano Muniz falou sobre “As relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula” e o professor Gerson Mói ministrou palestra sobre a “Evolução da educação em química no Brasil”.

Durante a ocasião, foi entregue aos alunos o livro comemorativo do centenário do Ifes e a primeira edição da Revista Debates, sobre a qual a professora Dora Paiva foi convidada a falar. Além disso, durante o momento de abertura, foram feitos diversos agradecimentos, inclusive ao coordenador do programa, Sidnei Quezada. “O bom empreendedor não é só quem tem a visão, mas quem convence os outros dela”, destacou o reitor.

O curso oferecido pelo programa Educimat é embasado na interdisciplinaridade e na contextualização dos conteúdos de ciências e matemática, e busca formar pesquisadores autônomos capazes de formular e desenvolver projetos de pesquisa e de novas metodologias em ensino de Ciências e de Matemática.