Página inicial > Notícias > Professores do Ifes obtêm aprovação de artigos

Professores do Ifes obtêm aprovação de artigos

Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2011, 18h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Os artigos aprovados foram produzidos por professores dos campi Linhares e Serra.

O professor do campus Linhares, Erlon Cavazzana, obteve a aprovação dos artigos “Modelagem, Simulação e Controle da Velocidade Tangencial em um Sistema de Bobinamento de Tiras de Aço” e “Modelagem, Simulação e Controle de um Sistema de Tensionamento de Tiras de Aço via Abordagem Gain Schedulling Clássica” para serem apresentados na X Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações – Dincon 2011, que acontecerá em São Paulo, de 29 de agosto a 2 de setembro. Os artigos foram produzidos em parceria com o professor José Denti Filho, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O professor Lucas Vago Santana, também do campus Linhares, teve o artigo "Estimativa da Orientação de um Mini-Helicóptero com Base em uma Unidade Inercial" aprovado para apresentação no X Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente – SBAI 2011, que será realizado em Minas Gerais, de 18 a 21 de setembro. O trabalho foi produzido em parceria com professores da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e da Universidade Nacional de San Juan – UNSJ, da Argentina.

Além disso, três artigos produzidos por professores do campus Serra foram aprovados para apresentação oral no 39º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – Cobenge 2011, que acontecerá de 3 a 6 de outubro, em Blumenau, Santa Catarina. O artigo intitulado “Desenvolvimento de um robô móvel autônomo para os ensinos técnico e superior” foi escrito pelos professores da Coordenadoria de Automação Industrial Leonardo Azevedo Scardua e Marco Antonio de Souza Leite Cuadros.

Outro trabalho aprovado foi o artigo “Ambiente para simulação e aplicação numa planta didática de um Controlador PID com anti win-up”, dos professores Rogério Passos Amaral, Gustavo Maia de Almeida e Marco Antonio de Souza Leite Cuadros. Esse trabalho também teve a participação de professores do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufes.

Já o trabalho “Implantação do controle multimalha em uma planta didática usando o labview”, também aprovado, foi produzido pelos professores Rogério Passos Amaral e Marco Antonio de Souza Leite Cuadros, em parceria com um professor da Ufes.