Página inicial > Notícias > Alunos da pós-graduação em "Educação e Afrodescendência" recebem certificados

Alunos da pós-graduação em "Educação e Afrodescendência" recebem certificados

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2011, 17h45 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O curso teve como objetivo contribuir para a formação de professores na educação das relações etnicorraciais.

Os alunos do curso de pós-graduação Aperfeiçoamento em "Educação e Afrodescendência", do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – Neab do Ifes receberão os certificados de conclusão do curso, na quinta-feira (11).

Participaram da mesa solene o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thalmo de Paiva Coelho Júnior; o diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Lucas Machado; o diretor de Ensino do campus Vitória, Hudson Luiz Côgo; a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Vitória, Viviane Azambuja; e a diretora de Ensino da Prefeitura Municipal da Serra, Rosani Moraes.

O evento foi realizado no miniauditório do campus Vitória, com a presença do coordenador geral do curso, Gustavo Forde; do coordenador acadêmico-pedagógico Kefren Calegari e da coordenadora adjunta Hiléia Araújo de Castro.

O diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva, abriu a sessão dando boas-vindas aos alunos e destacou a necessidade de mais iniciativas como essa.

O coordenador geral do curso, Gustavo Forde, destacou a importância da data escolhido para a entrega dos certificados. “Hoje é o dia do estudante e o ano de 2011 foi declarado pela Organização das Nações Unidas – ONU o ano internacional do Afrodescendente”, ressaltou. Gustavo lembrou ainda que os educadores passam por um momento ímpar na educação brasileira, pois, “pela primeira vez, o pensamento negro africano é convidado a participar da produção de conhecimento.”

O aluno Mardilho Ferreira dos Santos falou em nome da turma e destacou que o curso acrescentou muito à sua formação. Além disso, “foi importante para provocar o debate da construção da identidade nacional e nós levamos esses debates aos nossos alunos e aos colegas professores que não participaram do curso”. Os alunos presentearam as autoridades presentes com bonecas Abayomi que, de acordo com a aluna Mônica Forde, significam “meu momento, meu presente” em iorubá.

O pró-reitor adjunto de Pes

quisa e Pós-Graduação do Ifes, Marcelo Lucas Machado, afirmou que o curso é um marco para o Ifes “pela necessidade que temos de trabalhar com ações afirmativas”. O pró-reitor Thalmo de Paiva Coelho Júnior encerrou o evento reafirmando o papel do Ifes na sociedade. “Sempre que a nossa instituição é demandada pela sociedade, respondemos com um serviço de qualidade, como esse curso”, disse.

O curso foi realizado com financiamento do Programa de Ações Afirmativas para a População Negra nas Instituições Federais e Estaduais de Educação Superior – Uniafro, do Ministério da Educação – MEC, e em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra. Seu objetivo foi contribuir na formação de professores com foco nas "Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira e para a Educação das Relações Etnicorraciais".

O curso foi ofertado aos professores da rede municipal de ensino da Serra, no período de maio a dezembro de 2010, com uma carga horária de 240 horas.

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros
O Neab - Ifes foi implantado em 2009, quando o Instituto comemorou um século de ensino. Inaugurou, portanto, um novo marco: o de oferecer educação com compromisso étnico-cultural.

O propósito do Neab é desenvolver, com foco nas temáticas “afrodescendência e relações étnico-raciais”, trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que dialoguem com as diversas instituições e organizações da sociedade civil. O curso foi um dos resultados das atividades desse núcleo.