Página inicial > Notícias > Alunos do PAC2010 concluem plano de capacitação

Alunos do PAC2010 concluem plano de capacitação

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2011, 06h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O PAC é um trabalho conjunto entre o Forti e a Escola Superior de Redes – ESR, com apoio da Setec.

No dia 29 de julho, mais uma turma concluiu o Plano Anual de Capacitação de Tecnologia da Informação dos Institutos Federais – PAC, do ano de 2010.

O PAC2010 é um trabalho conjunto do Fórum de Gestores de Tecnologia da Informação – Forti, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec; da Escola Superior de Redes – ESR, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. A ESR proporciona a capacitação em redes de computadores aos profissionais dos institutos para melhorar a qualidade no trabalho.

Em 2010, 688 vagas foram ofertadas para cursos. Essas vagas foram distribuídas para todos os Institutos Federais e, dentre estas, o Ifes obteve 32 vagas, para servidores de 15 campi e da Reitoria. O plano proporcionou maior qualificação aos analistas e técnicos de Tecnologia da Informação e melhorou o atendimento às demandas da área.

Cada campus teve direito a duas vagas e os cursos realizados foram: Administração de Sistemas Linux: Redes e segurança; Análise forense; Arquitetura e protocolos de rede TCP-IP; Engenharia reversa de código malicioso; Gerência de redes de computadores; Gestão da segurança da informação; Interconexão de redes de computadores; Introdução à voz sobre IP e Asterisk Roteamento Avançado; Segurança de redes e sistemas; Segurança em redes sem fio; Tecnologias de redes sem fio e Tratamento de incidentes de segurança.

Todos os cursos tiveram inscrição, material didático, hospedagem, transporte e alimentação custeados pela ESR, por meio de convênio com a Setec, não havendo custos diretos para a Instituição.

Os gestores de TI participarão, até outubro, de treinamentos na área de governança de Tecnologia da Informação, em Brasília. Os cursos oferecidos são: Planejamento e gestão estratégica de TI, Fundamentos de governança de TI, Gerenciamento de serviços de TI, Governança de TI, COBIT - Control Objectives for Information and Related Technology, Gerenciamento de projetos de TI, Information Technology Infrastructure Library, Gestão da segurança da informação - NBR 27001 e NBR 27002 e Gestão de riscos de TI - NBR 27005.

Já está em negociação o PAC2011, que será iniciado neste segundo semestre.