Página inicial > Notícias > Lançadas as primeiras bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras

Lançadas as primeiras bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras

Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2011, 15h39 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O lançamento ocorreu na terça-feira (16), em Brasília.

Na terça-feira (16), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Glaucius Oliva, disponibilizaram, em um evento em Brasília, as primeiras duas mil bolsas de estudos da modalidade sanduíche para graduação no exterior, do Programa Ciências sem Fronteiras – CsF.

Com a frase característica “Os melhores estudantes do Brasil, nas melhores universidades do mundo”, o ministro Mercadante lembrou que o critério de seleção é o mérito, tanto do estudante, quanto da universidade. Ao longo dos quatro anos de duração do Programa, o governo investirá cerca de R$ 3,2 bilhões. O valor de cada bolsa é de US$ 870 para as universidades dos Estados Unidos e de 870 euros para as instituições da Europa.

Glaucius Oliva afirmou que a primeira cota se destina às mais de 250 universidades e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti.

As instituições farão a seleção dos candidatos observando os critérios estabelecidos pelo CsF como, por exemplo, experiência em atividades de iniciação científica, desempenho acadêmico destacado, suficiência em inglês ou no idioma do país de destino e ter se destacado em olimpíadas científicas. Para isso, cada instituição deverá fazer o contato e as negociações com as universidades estrangeiras, previamente selecionadas pelo Programa.

Além de estar dentro do corte de 600 pontos do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, o candidato deve ter cursado mais de 40% e menos de 80% do curso, em uma das áreas de interesse do CsF, que podem ser conferidas no site do Programa.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CNPq.