Página inicial > Notícias > Ifes recebe pesquisadores nacionais para debater Energia Nuclear e Sustentabilidade

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2011, 17h11 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O workshop será realizado no dia 19 de outubro, às 14h, dentro da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.

Nos dias atuais, pesquisadores de todo o planeta trabalham na busca por fontes de energia não emissoras de gases de efeito estufa e procuram alternativas viáveis para suprir a crescente demanda mundial por energia. E uma das alternativas apontadas é a energia nuclear  – que não depende de condições climáticas, como chuvas e vento.

Esse tipo de energia não contribui para o efeito estufa e não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio e particulados. No entanto, muitos consideram essa solução perigosa em função dos acidentes já ocorridos em centrais nucleares, como o de Chernobyl, na Polônia, em 1986; e o de Fukushima, no Japão, após o terremoto ocorrido em março deste ano.

Para debater essas questões, o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes realiza o workshop Energia Nuclear e Sustentabilidade, na quarta-feira, 19 de outubro, no Centro de Convenções de Vitória, dentro da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que acontece de 17 a 21 de outubro. O evento começa às 14 horas.

O diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, João Roberto Loureiro de Mattos, abre o evento com a palestra “Energia Nuclear e Sustentabilidade”. Ele, que é doutor em Engenharia Química, irá falar sobre a economia atual, dependente do carbono, e vai apontar os setores estratégicos do século XXI e suas contribuições para as emissões de gases de efeito estufa. Também serão abordados na palestra o papel da energia nuclear para sustentabilidade ambiental e energética nos cenários brasileiro e mundial, principalmente após o acidente nuclear em Fukushima.

A segunda palestra será ministrada pelo superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – Ipen e da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Nilson Dias Vieira Júnior, que é doutor em Física. Ele tratará o tema: “O Ipen e a Medicina Nuclear Brasileira”. O Ipen desenvolve há 55 anos tecnologia e conhecimento nas áreas nuclear e correlatas, produzindo radioisótopos e radiofármacos e colaborando para o desenvolvimento da medicina nuclear no Brasil. O Instituto também participa da construção do Reator Multipropósito Brasileiro – RMB (clique aqui para saber mais).

O gerente de Planejamento Estratégico da Eletrobras, Evilásio Luiz Tolomeotti, vai abordar a Energia Nuclear e a Matriz Energética Brasileira. A palestra tratará do aumento da demanda da energia elétrica no Brasil nos próximos anos e a inserção da energia nuclear no sistema em um cenário de baixas emissões de carbono; e ainda abordará a tecnologia de centrais nucleares empregadas no Brasil. Tolomeotti é engenheiro e Senior Reactor Operator, com especialização em Instrumentação e Controle e Operações de Centrais Nucleares do tipo PWR.

Ao final, os palestrantes se reunirão em uma mesa-redonda, mediada pela doutora em Engenharia Hidráulica e Sanitária e coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do campus Vitória, Márcia Regina Pereira Lima.

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail direx.ifes@gmail.com. As vagas para o workshop são limitadas. O público-alvo é composto por pesquisadores e estudantes das seguintes áreas: Engenharia Elétrica; Engenharia Sanitária e Ambiental; Ciências Biológicas; Física e Química.