Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para concorrer a bolsas do programa Ciência sem Fronteiras

Inscrições abertas para concorrer a bolsas do programa Ciência sem Fronteiras

Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2011, 06h00 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2016, 08h35

O programa “Ciência sem Fronteiras” oferece bolsas na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior, com duração mínima de seis meses.

Estão abertas, até o dia 4 de novembro, as inscrições para concorrer a bolsas na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior – SWG, do Programa Ciência sem Fronteiras – CsF, do Governo Federal. Os interessados deverão realizar o pedido de inscrição em envelope lacrado, contendo os documentos especificados no edital, a ser entregue na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, localizada na Avenida Rio Branco, no bairro Santa Lúcia, em Vitória.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes irá selecionar quatro nomes que serão indicados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a quem caberá a aprovação final. As bolsas terão duração mínima de seis meses, podendo chegar a doze, sendo que de seis a nove meses serão destinados a atividades acadêmicas e o restante do tempo poderá ser utilizado para a realização de um estágio supervisionado.

O programa
O Governo Federal apresentou, em julho deste ano, o programa “Ciência sem Fronteiras”, que visa promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos.

O programa é do Ministério da Educação - MEC , em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, por meio de suas respectivas instituições de fomento – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Confira o edital