Página inicial > Notícias > Investimento em lavouras aumenta produtividade no campus Itapina

Investimento em lavouras aumenta produtividade no campus Itapina

Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2011, 19h54 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Neste ano, a produtividade teve um aumento significativo, resultado do investimento em tecnologia tanto para irrigação, quanto para o plantio.

O campus Itapina investe cada vez mais na produtividade de suas lavouras, inclusive nas de milho e de feijão. O cultivo é realizado há cerca de 20 anos em uma área que tem, hoje, dois hectares para o plantio de feijão e 10,3 hectares para o de milho. Essa área de cultivo pertence ao Setor de Culturas Anuais e, há dois anos, passou a ser utilizada dentro do Projeto Didático-Produtivo. O projeto de extensão visa ao envolvimento dos alunos nas práticas de mecanização, plantio, adubação e colheita.

O Setor de Culturas Anuais é coordenado pelo técnico agrícola Wilson Pancieri, que trabalha há mais de 12 anos na área, e conta com os operadores de máquinas José Francisco Mauro e Eduardo Varnier, responsáveis pelas atividades que vão desde o plantio mecanizado até a colheita da silagem. A engenheira agrônoma Cristiani Campos Martins Busato contribui com as orientações técnicas. O objetivo é produzir milho e feijão de qualidade, para servir como referência aos produtores rurais da região e permitir a realização de aulas práticas para os alunos dos cursos técnicos.

São realizados dois cultivos por ano. Em agosto deste ano, foram colhidos 5.500 quilos de feijão nos dois hectares destinados a sua produção. A última colheita do milho aconteceu de 20 a 23 de setembro, gerando cerca de 450 toneladas de silagem – matéria orgânica destinada à alimentação de animais. Os produtos colhidos são utilizados no próprio campus. O feijão é encaminhado ao refeitório e a silagem é destinada aos animais dos Setores de Produção de Caprinocultura e Bovinocultura.

O campus também investe em tecnologia. Foi comprado um equipamento de irrigação chamado Lateral Móvel Linear, que apresenta deslocamento em linha reta, adequado para áreas retangulares, como é o caso do campus. Nesse sistema, a irrigação ocorre por aspersão. A água é aspergida sob pressão, em forma de chuva artificial. O equipamento apresenta uma torre de irrigação de 245 metros, responsável por uma área de 13 hectares.

Foi com a finalidade de aumentar a produção de suas áreas de cultivo que o campus Itapina investiu em tecnologias que abrangem desde a semente até o cuidado no preparo do solo e no manejo da irrigação. O resultado já pode ser observado, ao se comparar a produtividade deste ano, que é de 45 ton/ha de milho e 2,5 ton/ha de feijão, com a dos anos anteriores.