Página inicial > Notícias > Aluno recém-formado no campus Vitória expõe projeto na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2011, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Foi desenvolvido um sensor eletrônico que mede velocidades instantâneas de rotação, função utilizada nos estudos de dinâmica em laboratórios de Física.

O egresso do curso Técnico em Eletrotécnica do campus Vitória, Nathanael Nardoto Baptista, expôs o projeto “Sensor Óptico de Rotação para Aplicações Didáticas em Laboratórios de Física” durante a 8ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que aconteceu de 17 a 21 de outubro. O trabalho foi aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic Jr., em dezembro de 2010.

O projeto consiste em um sensor eletrônico que mede velocidades instantâneas de rotação, função utilizada nos estudos de dinâmica em laboratórios de Física. Além disso, o sensor também funciona como um gravímetro, aparelho utilizado para determinar a gravidade específica de um sólido ou líquido, e cuja precisão é bastante adequada para aplicações em laboratórios didáticos de Física.

O equipamento desenvolvido conta com software para interpretação dos dados, em tempo real, no computador através da geração de dados simultânea à coleta dos mesmos. O estudante recebe mensalmente uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa – Fapes.

Trabalhos como esse são considerados um ganho enorme na formação dos estudantes que, a partir do foco definido no trabalho, desenvolve habilidades e ferramentas extras ao aprendizado de sala de aula. “Nathanael teve uma evolução intelectual em função da metodologia científica que é empregada no desenvolvimento do projeto”, elogiou o professor Célio Marques, orientador do trabalho.