Página inicial > Notícias > Servidores do Ifes participam da abertura do III Encontro Capixaba de Química

Servidores do Ifes participam da abertura do III Encontro Capixaba de Química

Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2011, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O III Encaqui propôs a reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável.

Na terça-feira (25), foi realizada a abertura do III Encontro Capixaba de Química – Encaqui. O evento é fruto de parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, Faculdades Integradas Espírito Santenses – Faesa e a Faculdade de Aracruz – FAACZ. O evento aconteceu até 28 de outubro, no campus de Goiabeiras da Ufes.

O encontro teve como objetivo apresentar e difundir temas atuais e novas tendências da área de Química, além de promover a integração entre os profissionais e estudantes. Este ano a proposta foi discutir o tema “Profissionais da Química e Sustentabilidade: perspectivas para o estado do Espírito Santo”, possibilitando a reflexão sobre o papel da Química na criação de um mundo sustentável.

A abertura do evento contou com a palestra “Esta maravilhosa e apaixonante Química Orgânica! Interdisciplinaridade, perspectivas e contribuições de nosso laboratório”, ministrada pelo professor Luiz Carlos Dias, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Estiveram presentes na abertura do evento as professoras Maria Geralda Rosa e Ana Brigida Soares, que participam da comissão organizadora; os professores Sidnei Quezada e Denise Rocco, membros da comissão científica; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thalmo de Paiva Coelho.

“A participação do Ifes nesse evento é muito importante porque a instituição tem um campus que está sendo estruturado para a área da Química. O Ifes forma trabalhadores e fomenta várias pesquisas na área”, explicou o pró-reitor.

A programação envolveu minicursos, palestras e apresentação de trabalhos, entre outras atividades. Participaram do encontro estudantes de curso técnico, graduação e de pós-graduação dos cursos de Química, Engenharia Química e afins, assim como por professores do ensino médio e superior e profissionais que atuam em indústrias, órgãos públicos, entre outros.