Página inicial > Notícias > Campus Itapina realiza ações inclusivas por meio do Napne

Campus Itapina realiza ações inclusivas por meio do Napne

Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2011, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Como uma de suas primeiras ações, o campus passou a ofertar o Curso de Libras, que estimulou a criação do Coral de Libras.

Buscando desenvolver uma educação voltada ao atendimento do aluno com necessidades especiais, foi implantado, em 2007, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas – Napne do campus Itapina. Como uma de suas primeiras ações, o Napne criou, no mesmo ano, o Curso de Libras, oferecido tanto para servidores e alunos, quanto para a comunidade.

Com duas turmas já formadas, e uma terceira em formação, o curso estimulou a criação de um Coral de Libras. Orientado pela professora de Música Geoverlanea Lopes de Paula Ferreira, o coral conta com o trabalho da professora de Libras Zuleika Rasch e já se apresentou em diversos eventos, como no I Encontro Estadual dos Napnes no Espírito Santo, realizado nos dias 20 e 21 de outubro.

Além disso, como parte das ações do Napne, foi iniciado o primeiro Curso de Capacitação na Área de Deficiência Visual para Profissionais da Educação, ministrado pela professora Maria do Socorro Santana Reinoso. O curso foi criado com o objetivo de fornecer informações sobre modalidades de atendimento ao aluno com deficiência visual – cegueira ou baixa visão – por meio de intervenções e subsídios de planejamento, posturas de qualidade na organização e atendimento especializado nos vários níveis de ensino.

A fim de promover a acessibilidade e a inclusão acadêmica, o campus Itapina busca ajustar-se física e profissionalmente para ajudar na formação de cidadãos conscientes e plenamente capazes de atuar no mercado de trabalho e na sociedade.

Os Napnes
Os Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas – Napnes são estruturas criadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec, do Ministério da Educação – MEC, para viabilizar e articular ações inclusivas nas instituições de ensino. Atualmente, o Ifes conta com Napnes implantados em oito campi: Alegre, Aracruz, Cariacica, Colatina, Itapina, Santa Teresa, Serra e Vitória.