Página inicial > Notícias > Professor do campus Aracruz participa de seminário no Instituto Federal de Goiás

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2011, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O professor mostrou que a Sequência de Fibonacci está presente na natureza e, também, nas ações humanas, como a maçã mordida que simboliza a marca da Apple.

O professor de Educação Matemática do campus Aracruz, Rodolpho Chaves, ministrou a conferência de abertura do 5º Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal de Goiás – IFG, com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade”. O seminário aconteceu no campus Jataí, no dia 27 de outubro, e teve como objetivo principal divulgar pesquisas realizadas pelos estudantes inscritos nos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG.

Rodolpho utilizou a Sequência de Fibonacci, desenvolvida no final do século XII e início do século XIII por Leonardo Pisai. Entre outros méritos, Fibonacci foi o introdutor do sistema de numeração hindu-arábico no ocidente. O professor mostrou que essa sequência está presente na natureza, nas flores, nos animais, no corpo humano e, também, em inúmeras construções humanas, da Monalisa à maçã mordida que simboliza a marca da Apple.