Página inicial > Notícias > Professor do Ifes divulga modelo de curso que é referência no Brasil

Professor do Ifes divulga modelo de curso que é referência no Brasil

Publicado: Segunda, 14 de Novembro de 2011, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O professor irá conferenciar sobre o modelo de ensino de informática a distância com palestra e minicurso.

O professor Jonathan Toczek, do campus Guarapari, participa do Encontro de Profissionais das Licenciaturas a distância na Universidade Federal de Roraima – UFRR, sexta-feira (18) e sábado (19). A UFRR é uma das instituições financiadas pela Universidade Aberta do Brasil - UAB que está implantando o mesmo curso.

O curso de Licenciatura em Informática, ofertado na modalidade de Educação a Distância – EaD no Ifes, é referência no Brasil e será utilizado como modelo por outras Instituições de Ensino Superior – IES, que trabalham com a modalidade a distância e com a UAB. Jonathan, Giovany Frossard Teixeira e Maria das Graças Zamborlini são os idealizadores do projeto do curso.

O professor irá falar sobre o modelo de ensino de informática a distância na palestra “Desafios de formar profissionais de informática para Educação Básica em cursos a distância”. Além disso, irá ministrar o minicurso “Formação de Professores em Informática com Moodle”.

As experiências adquiridas pela equipe do curso de Licenciatura em Informática têm sido apresentadas em diversos eventos ligados à EaD. Neste ano, foram apresentados os seguintes trabalhos: “Práticas Pedagógicas como Componente Curricular: Estratégias aplicadas ao Curso de Licenciatura em Informática a Distância do Ifes”, realizado por Jonathan Toczek, Edna Graça Scopel e Maria José de Resende Ferreira, no Encontro Luso-Brasileiro Sobre Trabalho Docente, em Maceió, Alagoas; “Um Contraste do Programa de Cotas em relação à Evasão nos Cursos de Licenciaturas”, por Giovany Teixeira, Jonathan Toczek e Raiza Vasconcelos, no VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – Esud 2011, em Ouro Preto, Minas Gerais; “Relações de Gênero e EaD: As Memórias Escolares do Público Feminino do Curso de Licenciatura em Informática do Ifes”, por Maria José de Resende Ferreira, Edna Graça Scopel e Jonathan Toczek, no 17º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância – Ciead, em Manaus, no Amazonas; e “Análise social, tecnológica, econômica e educacional dos alunos do curso de Licenciatura em Informática do Ifes”, por Jonathan Toczek e Giovany Teixeira, no Encontro Regional de Jovens, no Rio de Janeiro.