I Feciteg reúne mais de seis mil pessoas
A I Feira Municipal de Ciências e Mostra Tecnológica de Guarapari – Feciteg foi realizada de 16 a 18 de novembro, no Sesc de Guarapari.
O campus Guarapari realizou, de 16 a 18 de novembro, a I Feira Municipal de Ciências e Mostra Tecnológica de Guarapari – Feciteg, no Centro de Convenções do Sesc de Guarapari. A Feira reuniu, ao todo, mais de seis mil pessoas.
Na abertura do evento, estiveram presentes o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Jadir Pela; a secretária municipal de Educação, Sônia Meriguete; o diretor executivo do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Ademar Valdir Comassetto; e o diretor-geral do campus Guarapari, Ronaldo Neves Cruz.
A programação contou com palestras, oficinas, minicursos e apresentações teatrais sobre o tema “Ciência, Inovação e Sustentabilidade”. No dia 17, foram realizadas duas sessões do espetáculo “Ciência em Show”, no Ginásio Coberto do Sesc de Guarapari, que gerou a arrecadação de três toneladas de alimentos. Os mantimentos foram doados a três instituições sociais do município: Recanto dos Idosos, Pestalozzi e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari Asscamarg.
Participaram da I Feciteg estudantes de escolas de educação básica públicas e privadas de Guarapari. Foram aceitos 40 trabalhos, apresentados em forma de pôster, que abordaram assuntos como formas alternativas de energia, tratamento de esgoto e práticas sustentáveis na agricultura. Os melhores trabalhos foram premiados com uma bolsa na modalidade Iniciação Científica Júnior, com um computador e com a participação garantida na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, em 2012.
O vencedor na categoria Ensino Médio e Técnico foi o trabalho “Coleta seletiva e solidária do Ifes”, do campus Guarapari. Na categoria Ensino Fundamental, a Escola Municipal Marinalva Aragão Amorim foi a vencedora, com o trabalho “Sustentabilidade – Solução para o futuro do planeta”. Além disso, a empresa Minipa premiou o projeto “Bicicleta elétrica”, desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Técnico – Cedtec, com o prêmio Destaque Minipa.
A Feira teve como objetivos incentivar a atividade científica na educação básica e profissional, bem como estimular a criatividade e a capacidade investigativa nos alunos. Dessa forma, o evento promoveu o debate sobre a questão sustentável, por meio do desenvolvimento de projetos interdisciplinares.
Redes Sociais