Página inicial > Notícias > Vagas para cursos superiores do Ifes são preenchidas por meio do Sisu

Vagas para cursos superiores do Ifes são preenchidas por meio do Sisu

Publicado: Quinta, 12 de Janeiro de 2012, 17h05 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O resultado da 1ª chamada já está disponível no site do Sistema de Seleção Unificada - Sisu.

O Instituto Federal do Espírito Santo oferta 850 vagas para cursos de graduação para o primeiro semestre letivo de 2012. Todas as vagas serão preenchidas exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificado – Sisu, do Ministério da Educação – MEC. O sistema utiliza as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

O Ifes começou a utilizar o Sisu para preenchimento das vagas em cursos superiores em 2010, quando 20% das vagas eram preenchidas por meio do sistema. Desde 2011, todas as vagas ofertadas são preenchidas por meio do Sisu. A seleção para 2012/1 conta com uma novidade: para alguns cursos, serão adotados pesos diferentes para as áreas avaliadas pelo Enem, de acordo com o curso escolhido.

As vagas foram distribuídas da seguinte forma: 50% serão preenchidas por estudantes oriundos da rede pública e 50% por estudantes oriundos de todas as redes de ensino (públicas e privadas). Só puderam se inscrever nos processos seletivos do Sisu os candidatos que participaram do Enem 2011.

O processo de seleção é realizado em duas chamadas, além de contar com uma lista de espera, da qual podem participar os candidatos não selecionados em nenhuma das opções nas chamadas regulares. Ao se inscrever, o candidato pode escolher até duas opções de curso. Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem 2011, dentro do números de vagas de cada curso, por modalidade de concorrência.

O resultado da 1ª chamada está disponível no site do Sisu e os candidatos selecionados devem efetuar matrícula nos dias 19 e 20 de janeiro, no campus para o qual se inscreveram. Os candidatos selecionados pela 2ª chamada serão divulgados no dia 26 de janeiro e as matrículas devem ser realizadas nos dias 30 e 31 de janeiro.

O candidato poderá manifestar interesse na lista de espera de 26 de janeiro a 1º de fevereiro; no entanto, só poderá se inscrever para o curso correspondente à sua primeira opção de vaga. Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido selecionado para o curso correspondente a sua primeira opção de vaga em qualquer das chamadas do processo seletivo. A Lista de Espera será divulgada no dia 4 de fevereiro.

Confira os cursos oferecidos:

Bacharelado
Campus Cariacica:
Engenharia de Produção

Campus Colatina:
Sistemas de Informação

Agronomia

Campus São Mateus:
Engenharia Mecânica

Campus Serra:
Sistemas de Informação
Engenharia de Controle e Automação