Página inicial > Notícias > Ifes dá início à implantação do Projeto de Gestão Documental Aplicada

Ifes dá início à implantação do Projeto de Gestão Documental Aplicada

Publicado: Sexta, 27 de Janeiro de 2012, 16h12 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A apresentação do projeto foi realizada, na segunda-feira (23), em reunião entre a coordenação e o Colégio de Dirigentes.

Na segunda-feira (23), em reunião do Colégio de Dirigentes, na Reitoria, foi apresentado o Projeto de Gestão Documental Aplicada – PGDA. Na apresentação, a coordenação do projeto explicou os benefícios decorrentes desse trabalho e seu principal objetivo, que é facilitar o acesso à informação por meio da gestão documental.

Além disso, a coordenação destacou a importância e a necessidade da cooperação dos envolvidos no processo à medida que os Grupos de Trabalho forem implantados em cada campus. Os dirigentes firmaram um termo de compromisso e conheceram as metas iniciais do projeto.

Para dar início às atividades, cada diretor-geral irá nomear três servidores, até o fim deste mês, para compor uma subcomissão, que será o meio de comunicação com a Comissão e acompanhará os trabalhos desenvolvidos.

Do dia 1º ao dia 3 de fevereiro, a Comissão Permanente de Avaliação Documental – CPAD e a coordenação do PGDA irão se reunir, na Reitoria, para a pré-implantação. Em fevereiro, o Projeto será implementado nos campi Santa Teresa, Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Clique aqui e confira o cronograma de implantação.

O Projeto
Em novembro de 2011, a Presidente da República sancionou a Lei 12.527, que regulamenta o acesso à informação por meio da implantação da Gestão Documental. Nesse sentido, o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes vem empreendendo algumas iniciativas, como a criação da CPAD, para dar início à reforma estrutural, técnica e metodológica de gestão documental. Esse processo irá agilizar o acesso aos documentos e às informações, de forma que se torne possível sua disponibilização, física ou virtual.

A previsão é que o projeto seja implantado até julho deste ano, tendo até 60 semanas para a execução de todas as suas ações, desde a produção à implantação. Entre as atividades relacionadas ao projeto, estão o levantamento e a análise de documentos e a avaliação de sistemas de informação. O Ifes, por meio desse projeto, visa à transparência e à gestão democrática, de forma a simplificar e ampliar o acesso dos cidadãos às informações e aos serviços prestados pelo Instituto.