Página inicial > Notícias > Professores do Ifes são contemplados pelo Programa Primeiros Projetos

Professores do Ifes são contemplados pelo Programa Primeiros Projetos

Publicado: Sexta, 10 de Fevereiro de 2012, 18h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O resultado foi divulgado na segunda-feira (6).

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes divulgou, na segunda-feira (6), o resultado da seleção de propostas para o Programa Primeiros Projetos, e cinco professores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tiveram seus projetos aprovados. O programa, desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, tem o objetivo de apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para apoio financeiro.

Os projetos foram submetidos a quatro etapas de análise, por meio das quais foram avaliados o mérito, a relevância e a adequação ao edital. Professores dos campi Cachoeiro de Itapemirim, Itapina, Santa Teresa e Vila Velha tiveram suas propostas aprovadas.

Os projetos aprovados tem como objeto de pesquisa o pinhão manso, a padronização de extratos vegetais bioativos, a determinação dos parâmetros de qualidade de uma droga vegetal e conjuntos de bases Gaussianas Core-Valência.

Outros 15 projetos de professores do Ifes ficaram classificados como suplentes. Entre os objetivos desses projetos, estão a elaboração de medicamentos ativos contra malária, mal de alzheimer e outras doenças; o desenvolvimento de ferramentas para telemedicina; e a criação de um laboratório e sistema embarcados. Além disso, assuntos como inclusão digital, indústria de fragrâncias e efeito de remédios no organismo foram temas de propostas.

Confira aqui o resultado.

Assunto(s): Pesquisa , campi , servidores