Página inicial > Notícias > Ifes inicia processo de adesão à CAFe

Ifes inicia processo de adesão à CAFe

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2012, 13h51 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A Comunidade Acadêmica Federada - CAFe é uma federação que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

A Comunidade Acadêmica Federada - CAFe é uma federação ligada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Por meio dela, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.

A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos, eliminando a necessidade de múltiplos cadastros e senhas de acesso. Para saber mais sobre o funcionamento da Comunidade Acadêmica Federada, clique aqui.

No Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, foi a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG que iniciou o processo de adesão à CAFe, a fim de utilizar esse serviço para o acesso ao Portal de Periódicos. Devido ao caráter técnico de integração e à diversidade de recursos disponíveis, a Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI deu continuidade ao processo.

Foram realizadas entrevistas técnicas, para levantamento de informações sobre as políticas e as características dos serviços institucionais de gestão de identidade. Para concluir a adesão, é necessário realizar o processo de implantação da integração, que será desenvolvido pela DTI com apoio da RNP, até o final deste ano.

Assunto(s): CAFe , DTI , alunos , servidores