Página inicial > Notícias > Estudantes do campus Ibatiba iniciam trabalho de extensão

Estudantes do campus Ibatiba iniciam trabalho de extensão

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2012, 18h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Um dos objetivos do trabalho é atender à demanda das comunidades para orientação quanto ao uso correto dos recursos naturais e do uso e ocupação do solo.

Alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do campus Ibatiba iniciaram um trabalho de extensão nas comunidades rurais do município. A primeira fase, que aconteceu no dia 15 de fevereiro, começou com a visita à comunidade dos Rodrigues, no Córrego São José. Outras cinco comunidades também serão acompanhadas. O projeto é coordenado pelo professor Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho e a visita teve a presença do diretor-geral do campus, Flávio Eymard da Rocha Pena.

Na visita, foi desenvolvido um diagnóstico da comunidade por meio de uma metodologia de Diagnóstico Rural Participativo – DRP. Os membros da Associação dos Produtores dos Rodrigues construíram um mapa a partir do qual foi possível identificar pontos positivos e negativos a serem trabalhados, como a recomposição das matas ciliares e nascentes, diversificação da atividade agrícola, curso na área de associativismo e gestão, além da possibilidade de envolver as mulheres, agregando valores a seus produtos e aumentando a geração de renda.

O objetivo do trabalho é permitir que os alunos coloquem em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula e, também, atender à demanda da comunidade no sentido de orientá-los quanto ao uso correto dos recursos naturais e do uso e ocupação do solo.

Assunto(s): Extensão , comunidades , solo