Página inicial > Notícias > Semana de Ciência e Tecnologia de São Mateus aborda progresso e tecnologia

Semana de Ciência e Tecnologia de São Mateus aborda progresso e tecnologia

Publicado: Sexta, 09 de Março de 2012, 17h59 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Serão apresentados trabalhos e projetos envolvendo as áreas de ciências exatas e da terra, ciências biológicas, ciências humanas, engenharia elétrica e engenharia mecânica.

As inovações tecnológicas e todo o processo de crescimento científico têm garantido melhoria na qualidade de vida dos seres humanos em áreas como saúde, transporte, comunicação e trabalho. No entanto, em paralelo ao progresso, ainda há miséria em vários lugares do planeta, alterações climáticas em função do desmatamento e outros problemas relacionados ao crescimento científico e tecnológico.

Com base nessa discussão, o campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes realiza a quinta edição da Semana de Ciência e Tecnologia, com o tema “Projetos que transformam o mundo”. Os projetos apresentados durante o evento pretendem mostrar que a ciência e a tecnologia devem ser usadas para levar a sociedade a um desenvolvimento real e amplo, que beneficie a todos.

O evento será realizado nos dias 22 e 23 de março, no Ginásio do Clube dos Empregados da Petrobras - CEPE, em São Mateus. As palestras serão realizadas no Auditório do Centro Universitário Norte do Espírito Santo – Ceunes. São esperadas aproximadamente 6 mil pessoas para o evento.

A programação conta com mostra de trabalhos, palestras e minicursos. De acordo com o professor responsável pela organização do evento, Thiago Rafalski Maduro, os trabalhos serão apresentados na forma de banners e protótipos de projetos técnico-científicos desenvolvidos por alunos do Ifes, por instituições e empresas convidadas. A expectativa é de que sejam apresentados cerca de 50 trabalhos.

Dentre os trabalhos apresentados teremos 27 trabalhos de bolsistas de iniciação científica e diversos trabalhos e projetos envolvendo as áreas de ciências exatas e da terra, ciências biológicas, ciências humanas, engenharia elétrica e engenharia mecânica.

A Semana de Ciência e Tecnologia é realizada desde 2007, como forma de valorização dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ifes e convidados. Com a realização deste evento, o campus São Mateus tem como objetivo aproximar pesquisadores, alunos do campus e de outras instituições de ensino e comunidade regional.

O evento também visa à compreensão dos papéis desenvolvidos pelo Instituto em Ensino, Pesquisa, Cultura, Extensão e Trabalho, fomentando as atividades de pesquisa e de desenvolvimento técnico e tecnológico no campus São Mateus juntamente com professores, alunos, servidores e comunidade.

São aguardadas as visitas da comunidade e de instituições de ensino privadas e públicas, do nível básico ao superior, dos municípios de Pedro Canário, Pinheiros, Conceição da Barra, São Mateus, Nova Venécia, Jaguaré e Linhares. O evento estará aberto de 8h às 12h30min e de 14h30min às 19h. Mais informações podem ser obtidas no site: www.sm.ifes.edu.br/semanact.

Serviço:
Semana de Ciência e Tecnologia do campus São Mateus
Dias: 22 e 23 de março
Local: Ginásio do Clube dos Empregados da Petrobras - CEPE, na Rodovia Othovarino Duarte Santos, km 02, bairro Universitário, São Mateus - ES.