Página inicial > Notícias > Professores do Ifes têm seus trabalhos reconhecidos

Professores do Ifes têm seus trabalhos reconhecidos

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2012, 17h55 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Professor do campus Itapina faz parte da sua tese de doutorado na Alemanha.

Os professores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes desenvolvem trabalhos com seus alunos na sala de aula e, também, crescem profissionalmente fora de sala. Isso é reconhecido quando artigos são divulgados em publicações de destaque em suas áreas de conhecimento ou concluem seus estudos em instituições de ensino de renome nacional e internacional.

Um exemplo é o professor Fábio Lyrio Santos, do campus Itapina, que teve sua tese de doutorado selecionada para que uma parte seja desenvolvida em universidade alemã, nos meses de abril e maio. O trabalho será realizado no Instituto de Gestão Agrícola e Agroindustrial da Universidade de Giessen, na Alemanha, com a co-orientação do professor Rainer Kühl.

A tese, intitulada “Classificação do café beneficiado: proposta de pagamento pela qualidade dos grãos”, conta com pesquisa realizada com os importadores alemães de café sobre o que eles esperam em termos de qualidade do café brasileiro.

O intercâmbio foi ofertado no Programa de Intercâmbio Acadêmico de Doutorado, promovido pela agência alemã Deutscher Akademischer Austausch Dienst – DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. O programa assumirá as passagens e a estadia e concederá ajuda de custo mensal.

Já o professor Thiago de Melo Costa Pereira, do campus Vila Velha, teve seu artigo, intitulado "Granulocyte Colony Stimulating Factor Prevents Kidney Infarction and Attenuates Renovascular Hypertension", publicado na revista "Cellular physiology and biochemistry".

Este trabalho é um dos pioneiros na utilização de um fator de crescimento – utilizado na área clínica para aumentar neutrófilos no sangue – para atenuar processos de isquemia renal, abrindo novas linhas de investigação na área de recuperação de órgãos sob baixa oferta de oxigênio.

Assunto(s): Professor , trabalho , publicação