Página inicial > Notícias > Atividades extraclasses complementam a formação em sala de aula no Ifes

Atividades extraclasses complementam a formação em sala de aula no Ifes

Publicado: Sexta, 16 de Março de 2012, 17h59 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Estudantes do campus Venda Nova do Imigrante participaram de jogos intercursos.

As atividades extraclasses contribuem para o crescimento pessoal dos alunos, de forma a criar um espaço para a disciplina, a sensibilização cultural e o pragmatismo político. No Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, os alunos têm a chance de desenvolver outras capacidades além da formação técnica, conhecendo novos caminhos e lidando com diferentes situações.

As visitas técnicas são uma das atividades extraclasses que contribuem para a formação dos estudantes. Os alunos do curso Técnico em Infraestrutura de Vias de Transporte – Estradas, do campus Vitória, participaram de visita técnica à Estrada de Ferro Vitória – Minas e tiveram uma aula dentro do trem. A visita aconteceu no dia 10 de março e foi acompanhada pelos professores Eduardo Fausto Kuster Cid e Michel Gliber Pinto Ribeiro.

A viagem foi até Colatina e teve o objetivo de integrar a teoria com a prática, possibilitando um ambiente de aprendizado mais dinâmico. Na ida, os alunos utilizaram o transporte ferroviário e, na volta, o transporte rodoviário, o que possibilitou a comparação entre as vantagens e desvantagens do modal ferroviário para o transporte de cargas e passageiros, quando comparado com o modal rodoviário.

Durante a visita, os alunos puderam observar aspectos técnicos da implantação e da operação de uma ferrovia, tais como infraestrutura, superestrutura, material rodante, acessibilidade para pessoas com deficiência e impactos ambientais provenientes da operação ferroviária e logística.

Outro exemplo é dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração e em Agroindústria do campus Venda Nova do Imigrante, que participaram do II Jogos Intercursos.

As modalidades disputadas foram handebol feminino, futsal masculino e feminino e peteca de dupla. O evento foi realizado no dia 10 de março, com organização da professora de Educação Física do campus, Fernanda Merísio.

Assunto(s): Visita , jogos , alunos