Página inicial > Notícias > Ifes recebe visita de conselheira de associação canadense de colégios

Ifes recebe visita de conselheira de associação canadense de colégios

Publicado: Terça, 20 de Março de 2012, 17h35 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A visita acontece em função dos protocolos assinados entre o Ifes e escolas do Canadá, durante a visita do reitor ao país, em novembro.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes conta, até 20 de abril, com a colaboração de Paule Racine no Escritório de Cooperação e Assuntos Internacionais - Escai, da Pró-Reitoria de Extensão. A Sra. Paule é conselheira senior em Educação da Associação Canadense dos Colégios Comunitários (Association des Collèges Communautaires du Canada) - ACCC, entidade que reúne as instituições de Educação Profissional e Tecnológica do Canadá.

Ela chegou ao Brasil no dia 16 de março e veio ao Ifes em função dos protocolos assinados entre o Ifes e escolas do Canadá, durante a visita do reitor, Denio Rebello Arantes, ao país, em novembro passado. A visitante vai desenvolver projetos voltados à implementação dos acordos naquela ocasião.

Para isso, a Proex disponibilizou uma estação de trabalho na Diretoria de Relações Empresariais e Extensão Comunitária - Direc. O diretor da Direc, Fábio Almeida Có, está acompanhando a Sra. Paule em visitas de campo durante esta semana, para o reconhecimento das oportunidades na Instituição. A conselheira participará de reuniões com diretores de campi e coordenadores de cursos para elaboração das propostas.

Na segunda-feira (19), ela foi recebida pelo reitor do Ifes. Na reunião, o reitor destacou que o objetivo dessa visita é dar início às ações, fazer com que os documentos assinados sejam iniciados. Ele sugeriu "a priorização de intercâmbios para servidores e estudantes". O Programa Ciência sem Fronteiras é uma das possibilidades de financiamentos das atividades de intercâmbio, mas outras opções também são estudadas.

O pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati, informou que "estão em análise opções de projetos piloto para intercâmbios de curta duração". Uma das opções é convergir ações em torno do International Center for Education, Languages and Technology - ICELT, projeto piloto que reúne o Ifes, o Instituto Federal Fluminense e o Houston Community College, dos Estados Unidos, em programas de ensino de línguas para áreas de conhecimento vocacionadas por tecnologias.

Protocolos assinados no Canadá
Durante a visita ao Canadá, em novembro de 2011, o reitor do Ifes assinou protocolos de cooperação internacional com o Collège François-Xavier-Garneau – Cégep de Garneau, com o Cégep de la Gaspèsie et des Îles, com o Cégep Trois-Rivières e com o Cégep de Jonquière. Os protocolos abordam áreas de Ensino e Pesquisa trabalhadas no Ifes, como Pesca, Aquicultura, Administração, Informática, Metalurgia e Materiais, entre outras.

Assunto(s): Canadá , protocolo , cooperação