Página inicial > Notícias > Fapes abre inscrições para renovação dos membros das Câmaras de Assessoramento

Fapes abre inscrições para renovação dos membros das Câmaras de Assessoramento

Publicado: Segunda, 26 de Março de 2012, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A escolha dos novos membros das Câmaras será baseada no mérito acadêmico, técnico-científico e na experiência profissional comprovada na área de atuação.

A Diretoria Executiva da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – Fapes está com inscrições abertas, até quinta-feira (29), para pesquisadores interessados em compor as Câmaras de Assessoramento – CA. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição de membro da CA, disponível no site www.fapes.es.gov.br, e enviá-la com cópia do currículo para o e-mail asditec@fapes.es.gov.br. O mandato dos integrantes na Câmara é de dois anos, e em abril se encerra o biênio 2010-2012, devendo haver a renovação de parte dos participantes.

O pesquisador deverá escolher entre uma das sete Câmaras da Fapes: Ciências Agrárias; Ciências da Vida; Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; e Engenharias.

Entre os requisitos para ser membro da Câmara de Assessoramento estão: possuir titulação de Doutor; estar cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq; atuar como professor/pesquisador em Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) localizadas no Espírito Santo; apresentar fluxo regular de produção científica nos últimos cinco anos; ter experiência comprovada na coordenação de projetos e/ou grupos de pesquisa; e integrar Grupo de Pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

A escolha dos novos membros será baseada no mérito acadêmico, técnico-científico e na experiência profissional comprovada na área de atuação. Ao término das inscrições, a Diretoria Executiva da Fapes analisará os candidatos e deve encaminhar uma lista para deliberação do Conselho Científico e Administrativo da Fapes.

As Câmaras são compostas por cinco membros titulares e um suplente, sob a coordenação do Diretor Técnico-Científico da Fapes. Estão organizadas por áreas de conhecimento e são constituídas por profissionais de notório saber e experiência profissional nas respectivas áreas de conhecimento, residentes ou não no Estado do Espírito Santo, indicados pela Diretoria Executiva e aprovados pelo Conselho Científico-Administrativo da Fapes.

Cabe aos integrantes das Câmaras, entre demais funções, analisar quanto ao mérito científico e técnico, pedidos de fomento, apoio e incentivo recebidos pela Fapes emitindo parecer técnico circunstanciado com caráter de recomendação, submetendo-o à Diretoria Executiva.

Editais para doutorado e para apoio à organização de pequenos eventos
A Fundação também lançou edital que oferta 20 bolsas de doutorado no valor total de R$ 2.304.000,00. O objetivo é apoiar a formação de recursos humanos qualificados, a consolidação de cursos de pós-graduação e o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo. As propostas deverão ser submetidas à Fapes até o dia 29 de março, por meio do e-mail doutorado2012@fapes.es.gov.br .

As bolsas de doutorado contratadas terão vigência de até 48 meses e, além da bolsa, no valor de R$ 2.000,00 mensais, os bolsistas contarão ainda com taxa de bancada. Do valor total oferecido, R$ 1.920.000,00 serão para a contratação de bolsas de doutorado e R$ 384.000,00 para a contratação de taxas de bancada.

A taxa de bancada é destinada ao financiamento das atividades relacionadas estritamente à programação acadêmica, pesquisa e projeto de tese do bolsista de doutorado da Fapes. O valor da taxa de bancada é referente a 20% do valor da bolsa de doutorado, paga mensalmente ao bolsista.

Também foi lançado novo edital de apoio à organização de eventos técnico-científicos e de inovação de curta duração, como congressos, workshops, seminários, mostras e feiras. A chamada pretende selecionar propostas para concessão de apoio financeiro.
A primeira das quatro chamadas deste edital destina-se a eventos que ocorram entre 1º de agosto a 31 de outubro. Os interessados têm até o dia 3 de maio para entregar suas propostas na sede da Fapes, em Vitória.

Podem se inscrever profissionais que residam no Estado, tenham nível superior com comprovada qualificação e experiência na área do evento, e que estejam vinculados à instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação, pública ou privada, localizada no Espírito Santo.

Os eventos deverão ser realizados no Espírito Santo, no período entre 1º de agosto de 2012 e 31 de julho de 2013, e, ao todo, serão disponibilizados R$ 800.000,00.
Os editais completos estão disponíveis no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br.

Assunto(s): Fapes , bolsas , editais , eventos