Página inicial > Notícias > Ifes participa de reunião em prol da implantação do Plano Estadual de Livro e Leitura

Publicado: Segunda, 26 de Março de 2012, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

Os integrantes do Comitê de Organização do Plano Estadual do Livro e Leitura se reuniram com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Os integrantes do Comitê de Organização do Plano Estadual do Livro e Leitura – PELL foram recebidos pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Ales, na terça-feira (20). O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes foi representado pelo Coordenador Geral dos Programas de Extensão da Área de Arte e Cultura do Ifes, Eglair Carvalho.

Na ocasião, o coordenador comentou a importância da iniciativa e destacou a prática da leitura como uma ferramenta fundamental para a Educação e, sobretudo, um instrumento de transformação social e de construção de cidadania.

Na sequência, o subsecretário de Cultura do Espírito Santo, Erlon Paschoal, apresentou um resumo das Políticas Públicas na área da cultura no Brasil e no Espírito Santo nos últimos anos, sua institucionalização e a necessidade de marcos legais. Apresentou, também, os resultados do I Fórum de Leitura como Política Pública no Espírito Santo, realizado nos dias 6 e 7 de outubro de 2011.

O relato do subsecretário ofereceu aos deputados da Comissão uma visão ampla do histórico das ações que antecederam o I Fórum. O diretor-presidente do Instituto Terceira Margem, Raoni Huapaya, destacou que os representantes do movimento solicitaram o apoio da casa legislativa para a realização de fóruns regionais para legitimar a consulta pública necessária para a construção do Plano.

O Comitê de Organização do PELL no Espírito Santo continuará durante o ano de 2012 o trabalho de mobilização e de realização de ações institucionais com a finalidade de promover a difusão dos referenciais políticos, teóricos e técnicos necessários para a implementação de Planos do Livro e Leitura eficientes e adequados às diversas realidades dos municípios capixabas.

Além dos dois representantes responsáveis pela apresentação da proposta à Comissão, o Comitê é formado também por representantes das seguintes instituições: Departamento de Línguas e Letras, da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes; Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa - Ales; Instituto Experimental de Cultura Terceira Margem; Programa Leia Espírito Santo, da Secretaria de Estado de Educação - Sedu; Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura - Secult.

Assunto(s): Leitura , livro , Extensão