Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Conif prioriza reestruturação das carreiras em reunião com o MPOG
Início do conteúdo da página

Conif prioriza reestruturação das carreiras em reunião com o MPOG

Publicado: Quarta, 28 de Março de 2012, 13h35 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

 

Em reunião com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (MPOG), Sérgio Mendonça, na última segunda-feira, 26/3, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) pediu medidas urgentes para solucionar questões que afetam diretamente os servidores e as instituições da Rede. As prioridades estão relacionadas à reestruturação das carreiras, com especial atenção à progressão DI-DIII, e ao auxílio-transporte.

O presidente do Conif, Denio Rebello Arantes, acompanhado do vice-presidente, Sérgio Pedini, descreveu os princípios gerais que o Conif defende pela reestruturação das carreiras docente e técnico-administrativo, importante para os servidores e para o desenvolvimento das instituições. “As instituições são interiorizadas. Por isso, e até para não comprometer o processo de expansão, precisamos de carreiras mais valorizadas e atrativas, que fixem os servidores nas instituições da Rede e que tenham equilíbrio com os valores praticados no mercado de trabalho. Algumas profissões são muito demandadas", disse o presidente.

Arantes também pediu uma definição urgente para o atendimento da progressão DI-DIII. “É uma situação extremamente delicada, pauta constante do Conif e que atinge vários docentes e todas as instituições da Rede, de uma forma ou de outra. É um ponto que influencia diretamente no desenvolvimento dos servidores e das instituições”, destacou.

O Conif apresentou ainda o auxílio-transporte como um incentivo indispensável, principalmente para os servidores do interior, e que merece tratamento prioritário. “A regulamentação das carreiras e uma nova concepção para o auxílio-transporte são indispensáveis para a manutenção da estabilidade institucional”, enfatizou o vice-presidente do Conif.

De acordo com o secretário, o MPOG irá acelerar o processo de negociação relacionado à educação, principalmente porque a pauta proporciona melhores condições de trabalho e contribui para o bom desempenho das políticas do governo federal. Na avaliação de Sérgio Mendonça, o Conif dever continuar participando da mesa de negociações como observador.

Participaram da reunião o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antônio de Oliveira; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros; o secretário de Educação Superior, Amaro Lins; além representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e das unidades do MPOG envolvidas nas negociações.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página