Página inicial > Notícias > Campus Itapina promove seminário sobre reestruturação do curso técnico em Agropecuária

Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2012, 17h47 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

A programação conta com mesa-redonda e palestra sobre o cenário atual da agropecuária no estado e na região de Colatina.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes criou uma comissão intercampi responsável pela reestruturação do curso Técnico em Agropecuária da instituição. Servidores dos campi Itapina, Alegre e Santa Teresa, que oferecem esse curso, fazem parte da comissão e são responsáveis pela elaboração do projeto pedagógico do Técnico em Agropecuária. A comissão é assessorada pelo Diretor de Ensino Técnico do Ifes, Altair Peterle.

Como parte dos trabalhos da comissão, o campus Itapina promove um seminário, na quarta-feira (2), para discussão do perfil profissional do técnico e dos cenários da agropecuária no Espírito Santo e na região de abrangência do campus. De acordo com a presidente da comissão intercampi, Oscilene Simões Marques, do campus Itapina, o Seminário de Reestruturação do Curso Técnico em Agropecuária é um evento a ser realizado por cada campus que oferece o curso técnico em Agropecuária, como forma de delinear com professores e equipe pedagógica o esboço do cenário da agropecuária do Espírito Santo e da região de abrangência de cada campus. “Por meio dessas discussões, espera-se levantar o perfil atual e o desejado do técnico em Agropecuária a ser formado”, afirma.

O seminário terá início às 8 horas, na sala de Multimídia do campus Itapina. Antes da abertura, será oferecido um café da manhã para os participantes às 7h30min. A programação será iniciada com mesa-redonda, com a participação de representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo – Crea-ES, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colatina e da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana - Coopeavi. A mesa terá como moderador o professor do campus Itapina, Sávio Berilli.

Às 10 horas, haverá uma palestra com o tema “Cenário Atual da Agropecuária no Espírito Santo e na região do entorno de Colatina –ES”, ministrada por José Carlos Grobério, chefe do Departamento de Operações Técnicas do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper.

Comissão intercampi
A comissão criada tem como objetivo a elaboração do projeto pedagógico do curso Técnico em Agropecuária. A expectativa é que, ao final dos trabalhos, seja criada uma matriz curricular única ou, pelo menos, que apresente 75% de similaridade entre nos componentes curriculares e na carga horária, de acordo com as normatizações da Pró-Reitoria de Ensino do Ifes. A comissão deve buscar uma identidade única para o curso Técnico em Agropecuária oferecido pelo Ifes, respeitando as especificidades regionais onde os campi que ofertam o curso estão inseridos.