Página inicial > Notícias > Campus de Alegre realiza I Seminário de Reestruturação do Curso Técnico em Agropecuária

Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2012, 16h41 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O evento contará com a participação de servidores do Ifes e de representantes de conselhos regionais e do mercado de trabalho, que vão discutir sobre o perfil do técnico em Agropecuária.

Na sexta-feira (4), o Campus de Alegre realiza o I Seminário de Reestruturação do Curso Técnico em Agropecuária. O evento tem o objetivo de propor uma reflexão entre os campi do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Ifes para criar uma proposta pedagógica unificada para o curso Técnico em Agropecuária. O seminário será realizado das 8 às 17 horas no próprio campus.

O evento contará com a participação de professores, técnicos-administrativos e representantes de conselhos regionais e do mercado de trabalho, que se reunirão para discutir sobre o perfil desse profissional e propor um perfil que represente o campus de Alegre nas discussões intercampi futuras.

Participam do seminário representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo — Crea-ES, do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Espírito Santo — Sintaes, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural — Incaper, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo — Idaf, da Cooperativa de Laticínios Selita, da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo — Cafesul e de prefeituras da região, além de ex-alunos do campus de Alegre.

A programação prevê a recepção dos participantes e, às 8 horas, será iniciada a mesa-redonda “Perfil do Técnico em Agropecuária”. Ainda pela manhã, haverá a palestra “Atribuições do Técnico em Agropecuária”. No período da tarde, a programação será específica para os servidores do campus de Alegre.

Comissão intercampi
O Instituto Federal do Espírito Santo — Ifes criou uma comissão intercampi responsável pela reestruturação do curso Técnico em Agropecuária da instituição. Servidores dos campi Itapina, Alegre e Santa Teresa, que oferecem esse curso, fazem parte da comissão e são responsáveis pela elaboração do projeto pedagógico do Técnico em Agropecuária. A comissão é assessorada pelo Diretor de Ensino Técnico do Ifes, Altair Peterle.

A comissão criada tem como objetivo a elaboração do projeto pedagógico do curso Técnico em Agropecuária. A expectativa é que, ao final dos trabalhos, seja criada uma matriz curricular única ou, pelo menos, que apresente 75% de similaridade entre os componentes curriculares e na carga horária, de acordo com as normatizações da Pró-Reitoria de Ensino do Ifes. A comissão deve buscar uma identidade única para o curso Técnico em Agropecuária oferecido pelo Ifes, respeitando as especificidades regionais onde os campi que ofertam o curso estão inseridos.