Página inicial > Notícias > Inep publica edital para Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior

Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2012, 16h42 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep lançou edital para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior – Ceres, do Banco Nacional de Itens – BNI. Podem participar docentes de Instituições de Educação Superior interessados em colaborar para a realização do Exame Nacional de Estudantes – Enade 2012.

As inscrições devem ocorrer exclusivamente no endereço eletrônico http://bni.inep.gov.br/inscricao, até 13 de maio. Poderão se cadastrar professores de instituições de educação superior, em exercício docente na graduação.

Inicialmente, os candidatos passarão por uma avaliação de requisitos básicos e complementares para integrarem o Cadastro. Os que obtiverem melhores pontuações serão convocados para uma capacitação, onde haverá a divulgação das normas, procedimentos e critérios técnicos requeridos para a elaboração e revisão de itens para o BNI.

Na sequência, o Inep encomendará os itens a serem produzidos pelos elaboradores, detalhando as especificações conceituais e técnicas, sendo que cada um deverá produzir no mínimo oito e no máximo 12 itens, cujo período previsto para o envio será de 1º a 22 de julho. Depois haverá também duas etapas de revisão: uma técnico-pedagógica, no mês de julho; e outra de língua portuguesa, marcada para agosto e setembro.

Na edição 2012 do Enade, serão avaliados estudantes dos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Turismo e dos cursos Tecnológicos de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

BNI
O Banco Nacional de Itens tem por objetivo armazenar itens de qualidade técnica que permitam a montagem de provas capazes de estimar com maior precisão a proficiência dos estudantes em relação aos conteúdos, habilidades e competências previstos nas diretrizes curriculares nacionais dos respectivos cursos de graduação. Um aspecto fundamental desse modelo é o fato de que a constituição do banco de itens conta com a participação de docentes universitários de todo o País, promovendo ampla participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação da educação superior.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Inep

Assunto(s): Inep , Enade