Página inicial > Notícias > Servidora do Ifes apresenta trabalho no World Nutrition Rio 2012

Servidora do Ifes apresenta trabalho no World Nutrition Rio 2012

Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2012, 16h45 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O tema central da dissertação é a abordagem do uso da medida da circunferência da cintura para triagem de adolescentes em risco para síndrome metabólica.

A nutricionista da Pró-Reitoria de Ensino – Proen, Karina Alves de Castro Pinto, apresentou sua dissertação de mestrado, intitulada "Obesidade abdominal em adolescentes do sexo feminino de escolas públicas do Distrito Federal — Um estudo de prevalência", no fórum World Nutrition Rio 2012. O evento aconteceu entre os dias 27 e 30 de abril, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj.

O tema central da dissertação é a abordagem do uso da medida da circunferência da cintura para triagem de adolescentes em risco para síndrome metabólica, doença que é consequência de acúmulo de gordura abdominal. Esse acúmulo pode acarretar problemas cardiovasculares, anormalidade no metabolismo da glicose, aumento de lipídios, distúrbios hepáticos e gastrintestinais e apnéia do sono. Além disso, quando adquirida na juventude, a síndrome tende a persistir na idade adulta.