Página inicial > Notícias > Ifes e SBEM/ES realizam a II Semana de Matemática

Ifes e SBEM/ES realizam a II Semana de Matemática

Publicado: Segunda, 28 de Maio de 2012, 07h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Novembro de 2015, 17h29

O evento teve mais de 200 inscritos entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação de oito estados diferentes.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, regional Espírito Santo, realizaram a II Semana de Matemática do Ifes – campus Vitória, o III Seminário de Educação Matemática e Educação Tecnológica e o IX Encontro Capixaba de Educação Matemática, entre os dias 17 e 19 de maio de 2012.

Com o tema “Indissociabilidade entre educação matemática, educação tecnológica e inclusão social”, o evento teve mais de 200 inscritos entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação de oito estados diferentes, que tiveram a oportunidade de participar de palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações orais e de pôsteres. A abertura contou com a presença do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes.

A palestra de abertura “O ensino de cálculo: um mapeamento das dificuldades de aprendizagem na natureza epistemológica” foi ministrada pelo professor Wanderlei Moura Rezende, da Universidade Federal Fluminense – UFF, e o encerramento teve a presença do professor Ole Skovsmose, da Aalbourg University da Dinamarca, com a palestra “A formação do professor de matemática numa perspectiva crítica para a cidadania”.

Segundo Sandra Fraga, “os objetivos foram alcançados; entre eles, a interação entre estudantes e profissionais da área e a participação de profissionais de diferentes níveis de ensino, com integração e troca de experiências”. Para ela, a participação dos estudantes da Licenciatura em Matemática do Ifes – campus Vitória, desde a organização até a apresentação de trabalhos, foi fundamental para a realização e sucesso do evento.