Página inicial > Notícias > Ifes lança três novos cursos de graduação para o 2º semestre letivo de 2012

Ifes lança três novos cursos de graduação para o 2º semestre letivo de 2012

Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2012, 17h50 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2016, 14h44

Ao todo, serão oferecidas 274 vagas, que serão preenchidas exclusivamente por meio do SiSU, com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem 2011.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes lança três novos cursos superiores a partir do 2º semestre letivo de 2012: Engenharia Mecânica, no campus Cachoeiro de Itapemirim; Arquitetura e Urbanismo, no campus Colatina; e Engenharia de Pesca, no campus Piúma. Também são ofertadas vagas para os cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental (Colatina); Engenharia de Minas (Cachoeiro de Itapemirim); Agronomia (Itapina); Sistemas de Informação e Engenharia de Controle e Automação (Serra).

Ao todo, serão oferecidas 274 vagas, que serão preenchidas exclusivamente por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU, com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente ao ano de 2011. As inscrições vão de 18 a 22 de junho de 2012 no site: sisu.mec.gov.br. Para alguns cursos, serão adotados pesos diferentes para as áreas avaliadas pelo Enem, de acordo com o curso escolhido. Confira o edital.

As vagas serão assim distribuídas: 50% serão preenchidas por estudantes oriundos da rede pública e 50% por estudantes oriundos de todas as redes de ensino (públicas e privadas). Somente poderão se inscrever no processos seletivo do Sisu os candidatos que tenham participado do Enem 2011.

Para concorrer às vagas destinadas exclusivamente aos estudantes oriundos da rede pública, o candidato deverá enquadrar-se na ação afirmativa: ter estudado durante pelo menos cinco anos em escola pública, sendo no mínimo três anos do ensino médio e no mínimo dois anos do ensino fundamental.

O Sisu é realizado em duas chamadas. O resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 25 de junho. Os candidatos selecionados devem efetuar matrícula nos dias 29 de junho a 2 de julho, no campus para o qual se inscreveram. Os candidatos selecionados pela 2ª chamada serão divulgados no dia 6 de julho e as matrículas devem ser realizadas nos dias 10 e 11 de julho.

De 6 a 12 de julho, o candidato poderá manifestar interesse na lista de espera. Podem manifestar interesse os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula. Porém, a participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. Os candidatos da Lista de Espera serão convocados a partir do dia 17 de julho.

Confira os cursos oferecidos:

Bacharelado

Campus Cachoeiro de Itapemirim:
Engenharia Mecânica
Engenharia de Minas