Página inicial > Notícias > Semana de Meio Ambiente do campus Vitória exibe curtas-metragens

Semana de Meio Ambiente do campus Vitória exibe curtas-metragens

Publicado: Sábado, 16 de Junho de 2012, 07h00 | Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2012, 17h51

Foram exibidos dez curtas-metragens produzidos pelos alunos dos cursos superiores em Engenharia Elétrica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Sanitária e Ambiental.

Foram exibidos, no dia 13 de junho, dez curtas-metragens produzidos pelos alunos dos cursos superiores em Engenharia Elétrica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Sanitária e Ambiental durante a Semana de Meio Ambiente do campus Vitória.

Com o tema “Aspectos Ambientais da Grande Vitória”, os vídeos fazem parte das disciplinas de Ecologia e Ciências do Ambiente, ministradas pelo professor Fabiano Biancucci, um dos coordenadores da Semana. Mais de 100 pessoas, entre alunos, professores e comunidade escolar, assistiram e deram nota de 7 a 10 para as produções que abordaram temas como trânsito, coleta seletiva de lixo, tratamento de esgoto, praias, pó de minério, poluição sonora e água.

Essa é a segunda edição da Semana de Meio Ambiente do campus. Para a coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Márcia Lima, o objetivo é criar focos de discussão, como, por exemplo, sobre a questão da sustentabilidade. A proposta é que a Semana seja realizada anualmente e envolva alunos, professores, técnicos-administrativos e toda a comunidade escolar.

Outra atividade realizada durante a semana foi o recolhimento de aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e baterias fora de uso, fruto de uma parceria com o Centro de Desenvolvimento da Informática – CDI e com a empresa Revertec. Além disso, os alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental também fizeram um coletor de pilhas, chamado de “papa-pilha”, para o depósito de pilhas, baterias e similares.

Na primeira edição da Semana, em 2011, foi feita uma enquete que levantou propostas e sugestões sobre questões ambientais no cotidiano do campus, como a higiene dos banheiros, reflexões sobre o uso de copo descartável, produção de resíduos sólidos na cantina, entre outros. A partir daí, estão sendo elaborados projetos, com a participação dos alunos, para solucionar os problemas citados. Uma das propostas é a criação de um banheiro sustentável com utilização de água da chuva para utilização nos sanitários e tubulação visível para que o usuário possa entender todo o processo.