Página inicial > Notícias > Ifes recebe alunos e professor da universidade Virginia Tech

Ifes recebe alunos e professor da universidade Virginia Tech

Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2012, 14h03 | Última atualização em Sexta, 13 de Julho de 2012, 14h20

Os cinco alunos e o professor da Virginia Tech chegam a Vitória na sexta-feira (13).

Chegam a Vitória, nesta sexta-feira (13), cinco alunos da universidade Virginia Tech, da Flórida, nos Estados Unidos, e o professor Conrad Heatwole, para participar do Curso de Julho, que acontece nos dias 15 de julho a 4 de agosto, no campus de Alegre.

O curso é uma das atividades do projeto “Recursos hídricos e gerenciamento de bacias hidrográficas no Brasil e EUA”, desenvolvido por professores de cinco instituições, sendo três do Brasil: o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, a Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes e a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, do Rio Grande do Sul; e duas dos Estados Unidos, como a Universidade da Flórida e a Virginia Tech. O projeto é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e pela Fund for the Improvement of Post Secondary Education – Fipse.

O Curso de Julho abordará o tema “Modelagem de bacias hidrográficas” e contará com aulas teóricas e práticas e visitas técnicas a três locais. As aulas serão ministradas pelos professores Marco Aurélio Caiado, do Ifes; Conrad Heatwole, da Virginia Tech; e Antonio Sérgio Ferreira Mendonça, da Ufes.

No domingo (15), as visitas começam no Parque Estadual de Pedra Azul para analisar uma das nascentes do Rio Itapemirim. Nos dias 21 a 23 de julho, os alunos visitarão uma mina da empresa Vale, em Itabira, Minas Gerais, para verificar o sistema de gerenciamento de água residuária da mina, ou seja, como se faz a limpeza da água, com a retirada dos resíduos, para que ela seja lançada novamente ao rio. E no dia 29 de julho, a última visita será ao Parque Nacional do Caparaó para analisar outra nascente do Rio Itapemirim.

Participarão do curso os alunos do curso Superior em Engenharia Sanitária e Ambiental do campus Vitória e do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Alegre, além dos professores Marcos Aurélio Caiado, Fernanda Veronês, Fabiano Apolinário e José Eduardo Xavier.