Página inicial > Notícias > Alunos do Ifes têm projetos aprovados para a 1ª Feira de Ciências e Engenharia em Vitória

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2012, 07h00 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2012, 16h44

Seis projetos do Ifes foram aprovados entre os 50 selecionados para a 1ª Feira de Ciências e Engenharia.

Será realizada, de 17 a 19 de outubro, a 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. O evento será na Praça do Papa, em Vitória. Este ano o tema escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”. Dentro da programação, ocorre também a 1ª Feira de Ciências e Engenharia. O evento é uma mostra de projetos do tema da 9º Semana feita por alunos da rede pública de nível fundamental e médio.

A Feira busca estimular a reflexão e a conscientização do aluno, incentivando a criatividade e ainda propõe o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, juntamente com um desenvolvimento sustentável, contribuem para a erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades sociais. A 1ª Feira de Ciências e Engenharia é realizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho – Sectti.
Entre os 189 projetos inscritos, 50 foram selecionados. O Ifes teve seis trabalhos selecionados para participar da Feira, sendo cinco do campus São Mateus e um do campus Santa Teresa.

Confira os projetos selecionados:
1- “Fluorímetro digital de Arquitetura simples para análise da supressão de Luminescência do Quinino”(Campus São Mateus): desenvolvido pelos alunos Ana Paula Dias de Souza, Athila Zuma Queiroz Vaz e Gabriela Vago Santana, com a orientação do professor Thiago Rafalski Maduro e coorientação do professor Tiago Zanotelli.
2- “Utilização de recursos mais acessíveis para a fabricação de um tubo de raios catódicos” (Campus São Mateus): desenvolvido pelas alunas Bárbara Morais dos Santos, Flávia Fraga Stelzer e Vanessa Ferreira Pinto, com orientação do professor Thiago Rafalski Maduro.

3-“Desenvolvimento de um sistema de irrigação automatizado de baixo custo para a cultura do café em pequenas propriedades” (Campus São Mateus): desenvolvido pelos alunos Gustavo Gregório Fernandes Santo, Thomé Moreira Borges Neto e Vinícius Oliveira Santana, com orientação da professora Carolina Lomando Cañete e coorientação do professor Cristiano Luiz Silva Tavares.

4-“Jogo dos Tecidos: um modelo didático para o ensino de Biologia” (Campus São Mateus): desenvolvido pela aluna Fernanda Meôky Barbosa Cosme, com orientação da professora Carolina Lomando Cañete.

5-“Proposta de implantação do sistema UASB no balneário de Guriri” (Campus São Mateus): desenvolvido pelos alunos José Antonio Chaves e Letícia Mothé do Nascimento Rodrigues, com orientação de Ney Francisco de Freitas Camelo.

6-“Jardim Eletrônico” (campus Santa Teresa): desenvolvido pelos alunos Gabryele Silva Ramos, Jonathan Fontana Chaves, Robyson Roger da Silva Beníquio e Joaquim Modesto do Nascimento Junior, com orientação do Bibliotecário Miguel Trancoso, e dos professores Moisés Queiroz Monteiro e Ananias de Oliveira Lima.

Confira a programação 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo.

Assunto(s): Projetos , Feira , Ciências , Engenharia.