Página inicial > Notícias > Servidores do Ifes têm artigos aprovados e publicados

Servidores do Ifes têm artigos aprovados e publicados

Publicado: Sábado, 29 de Setembro de 2012, 07h00 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2012, 18h14

Confira os trabalhos desenvolvidos pelos servidores do Ifes.

O servidor Wesley Pereira da Silva, da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, teve seu artigo “Compras públicas sustentáveis: o quadro jurídico brasileiro” aprovado para apresentação no XIX Simpósio de Engenharia de Produção - Simpep, que acontece nos dias 5 a 7 de novembro, na Universidade Estadual Paulista – Unesp.

O artigo consiste em um levantamento sobre decretos, instruções normativas e leis voltadas para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável que antecederam a aprovação do decreto que implementa as compras públicas sustentáveis.

Além disso, Wesley é coautor de um artigo publicado no Encontro Nacional de Engenharia de Produção – Enegep. “Critérios para localização de usina de reciclagem de resíduos da construção civil utilizando o método Analytic Hierarchy Process (AHP)” é a elaboração de um modelo de tomada de decisão que considera os pilares da sustentabilidade e a legislação para regulamentar a localização de usina de reciclagem de resíduos de construção civil.

Já o professor Oldair Luiz Gonçalvez, do campus Guarapari, irá apresentar seu artigo no Congresso Brasileiro de Oceanografia – CBO 2012, que acontece de 13 a 16 de novembro, no Rio de Janeiro. O artigo, intitulado “Melhoria da Qualidade da Água no Rio Benevente através de Projetos de Pagamento por Serviços Ambientais”, foi realizado em parceria com a aluna Jeniffer Gall Gonçalves, do curso de graduação em Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.

O trabalho foi escrito com base em estudos efetuados sobre o programa de Pagamento por Serviços Ambientais, intitulado "ProdutorES de Água do ES", que ocorre no Rio Benevente, no município de Alfredo Chaves, onde, seguindo o “Princípio Poluidor Pagador” desenvolvido por Arthur Pigou no início do século passado, os produtores rurais são pagos para não produzir, preservando assim a mata ciliar e as nascentes dos rios. “De acordo ainda com este estudo - que fez parte de minha pesquisa de mestrado em Economia do Meio Ambiente - o produtor rural é mais bem remunerado pelo governo do que seria ao vender sua produção”, completa Oldair.

O professor Claudio Valério de Paula Brotto, do campus Vitória, apresentou seu artigo “O Processo de Expansão do Ifes: Democracia, Participação e Função Social”, no III Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica 2012 – Senept, realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Cefet-MG, no período de 17 a 19 de setembro.

O trabalho buscou verificar se o processo de expansão do Ifes se caracterizou como um processo democrático, no sentido de criação de vagas de forma geral no Brasil e no Espírito Santo de forma específica. Também foi verificado se o processo foi participativo, ou seja, se os servidores participaram ativamente na construção da expansão e criação do Ifes ou se estão cumprindo a função social preconizada na Lei, mesmo sem terem participado da criação da mesma e, finalmente, se o Ifes atende a sua função social.

O professor do curso Técnico em Agroindústria do campus Venda Nova, João Tomaz Borges, apresentou o trabalho “Qualidade nutricional de pão de forma enriquecido com farinha de quinoa” no XI Congreso Nacional de Ciencia y Tecnología de Alimentos, ocorrido em Bogotá, na Colômbia, de 12 a 16 de setembro. O trabalho recebeu o prêmio de melhor pesquisa, na modalidade Química de Alimentos, pelo VII Premio ACTA de pesquisa em Ciência y Tecnología de Alimentos, patrocinado pelo Instituto Alpina.

O trabalho contou com a participação das professoras Cláudia Denise de Paula, da Universidad de Córdoba, Colômbia; Mônica Ribeiro Pirozi, da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais; e do bolsista Pibic-Jr Klisman Oliveira, do campus Venda Nova do Imigrante.

O professor do campus Linhares, Ricardo Ramos Costa, defendeu sua tese de doutorado "Poéticas da visualidade em João Cabral de Melo Neto e Joan Miró: a poesia como crítica de arte", no dia 20 de setembro, no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Na ocasião, recebeu o título de Doutor em Literatura Comparada.

E o professor Werley Gomes Facco, do campus São Mateus, teve seu artigo aceito para publicação na revista internacional Microwave and Optical Technology Letters. O trabalho, intitulado "Discretização do CFS-PML para Eletromagnetismo Computacional usando formas diferenciais discretas", se baseia na teoria de formas diferenciais discretas aplicada ao electromagnetismo, que garante tanto a simplificação dos algoritmos quanto uma formulação de expressão.