Página inicial > Notícias > Ifes realiza III Jornada de Iniciação à Docência

Ifes realiza III Jornada de Iniciação à Docência

Publicado: Sábado, 29 de Setembro de 2012, 07h00 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2012, 18h14

Aproximadamente 250 pessoas, entre professores e alunos do Ifes, participaram do evento.

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes realizou a III Jornada de Iniciação à Docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, na segunda-feira (24), no campus Vitória. A jornada teve como objetivo a troca de experiências entre os professores, licenciandos e pesquisadores que atuam no Pibid-Ifes e a integração entre profissionais e estudantes.

Participaram do evento aproximadamente 250 pessoas, entre professores e alunos, dos campi de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Itapina, Vila Velha e Vitória, além de professores, alunos e pesquisadores de outras instituições.

A coordenadora institucional do Pibid no Ifes, Ana Brígida Soares, apresentou as normas gerais do programa. Para a Ana Brígida, “o programa é de fundamental importância para consolidar e incentivar a carreira do magistério, reduzir a evasão nos cursos de licenciatura e promover a valorização dos professores”.

Também foram realizadas as palestras “Educação Científica na perspectiva histórico-crítica: o caminho para um futuro sustentável”, ministrada pelo professor Sidnei Quezada; e “Avanços e perspectivas para formação inicial e continuada de professores”, com a professora Luzeni Ferraz de Oliveira Carvalho. O evento ainda teve a apresentação de trabalhos orais, banners e grupos de discussão.

O Pibid é um programa do Governo Federal que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos da licenciatura que se dediquem ao estágio em escolas públicas. O Ifes iniciou suas atividades no programa em 2010 e possui, atualmente, 238 bolsistas, entre alunos e professores, distribuídos em seis cursos de licenciatura.

Assunto(s): Jornada , docência , Pibid