Página inicial > Notícias > Dia da Inclusão do campus Itapina promove atividades de sensibilização de servidores e alunos

Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2012, 10h26 | Última atualização em Sexta, 05 de Outubro de 2012, 11h56

A programação contou com palestras e apresentação do jardim sensorial.

O campus Itapina, por meio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napne, promoveu o Dia da Inclusão, nesta terça-feira (2). O evento teve como finalidade sensibilizar alunos, professores e técnicos-administrativos sobre a importância da inclusão das pessoas com necessidades específicas.

O Dia da Inclusão começou com um café da manhã para os participantes. A mestre de cerimônias do evento foi Luzia Helena, que também é deficiente visual. A mesa foi composta pelo diretor-geral do campus Itapina, Tadeu Rosa; pela pró-reitora de Ensino do Ifes, Cristiane Tenan; pela diretora do Departamento Educacional do campus, Elizabeth Armini Pauli Martins; Margarida Maria Zanotelli Milli, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae de Colatina; Aurelina Barcelos de Oliveira, da Superintendência Regional de Educação de Colatina; Maria do Socorro Reinoso, da Associação de Cegos de Colatina; Suzana Maria Gotardo e Kátia Silene Zortea, do campus Santa Teresa; e Zuleika Rache, instrutora de libras.

Em seguida, foi realizada a apresentação do Hino Nacional pela cantora Maryule Damas Fazôlo, de 12 anos, que é deficiente visual. O Coral de Libras do campus Itapina também se apresentou no evento, com as músicas “É preciso saber viver”; “Depende de nós”; e “Aquarela”.

O diretor-geral do campus Itapina, Tadeu Rosa, falou aos presentes sobre a importância do evento e lembrou que o Napne é fundamental para o acesso e a inclusão no campus. “Mas a inclusão não é só de pessoas com necessidades especiais, também passa pela inclusão das pessoas que não têm acesso à educação de qualidade”, destacou.

A pró-reitora de Ensino do Ifes, Cristiane Tenan, parabenizou o campus pela iniciativa de realizar um evento de sensibilização e reflexão. Ela lembrou algumas das ações do Ifes para a inclusão das pessoas com necessidades especiais, como a realização do Encontro Estadual dos Napnes; a criação do Fórum do Napnes e a implantação da comissão Ifes Acessível, que vai aos campi para fazer o levantamento das adequações necessárias na estrutura para receber pessoas com necessidades especiais.

O professor do campus Itapina, Marinaldo Zanoteli, fez uma apresentação do Jardim Sensorial, que conta com diversas espécies de plantas, com cheiros e texturas distintas. O professor afirmou ainda que o campus Itapina vai contar com uma praça sensorial, que deve ficar pronta até o final deste ano.

Depois, teve início a palestra “Alunos com necessidades educacionais específicas: superando preconceitos”, com a psicóloga Susana Maria Gotardo e a professora Katia Silene Zortea, do campus Santa Teresa. E a professora Aurelina Barcelos de Oliveira apresentou vídeo sobre os avanços da política de educação inclusiva.

À tarde, a professora ministrou palestra para os professores do campus sobre estratégias para adequações e adaptações curriculares, dentro da proposta para cada nível de ensino e faixa etária. Os professores puderam debater sobre as adaptações curriculares para os alunos com necessidades educacionais específicas.