Página inicial > Notícias > Campus Piúma oferece curso de capacitação a merendeiras e nutricionistas

Campus Piúma oferece curso de capacitação a merendeiras e nutricionistas

Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2012, 12h21 | Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2012, 11h39

O curso fez parte da programação da 9ª edição da campanha nacional da Semana do Peixe, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

O campus Piúma, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA, promoveu curso de capacitação para merendeiras e nutricionistas sobre a inclusão de peixe na merenda escolar. A capacitação foi ministrada pelos professores Dayse Aline Ferreira Silva Bartolomeu e Marcelo Giordani Minozzo.

O curso fez parte da programação da 9ª edição da campanha nacional da Semana do Peixe, promovida pelo Ministério. Foram capacitadas 30 merendeiras e nutricionistas dos municípios de Piúma, Itapemirim e Anchieta. Elas atuarão como multiplicadoras dos conhecimentos em seus municípios.

O curso foi realizado no dia 14 de setembro e teve duração de 8 horas. A capacitação foi realizada no Espaço Gourmet, a sala de transformação do pescado, na unidade didática de Processamento de Pescado do campus Piúma.

Na etapa teórica, foram abordados os aspectos relacionados aos benefícios do peixe na alimentação, valor nutricional do pescado, cuidados na manipulação, higiene operacional, doenças transmitidas por alimentos e deterioração do pescado. Na parte prática, foram elaboradas receitas à base de pescado adequadas para utilização na merenda escolar, tais como: quibe assado, macarrão com almôndegas ao molho, risoto de peixe e conserva de atum.