Página inicial > Notícias > Programa Mulheres Mil promove o acesso à educação profissional para mulheres capixabas

Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2012, 07h00 | Última atualização em Segunda, 08 de Outubro de 2012, 09h52

A meta do Programa é garantir o acesso à educação profissional, elevando a escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade.

O Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo Federal, especialmente nos eixos: promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra a mulher e acesso à educação. A meta do Programa é garantir o acesso à educação profissional, elevando a escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e com a vocação socioeconômica das regiões.

No Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, o programa já é realizado em alguns campi e em outros está em processo de implantação. O campus Piúma já encerra o segundo ciclo de módulos dos cursos Preparo de Alimentos, que termina neste mês de outubro; e Artesanato, que será concluído em novembro.

Nos meses de junho e julho, as alunas participaram de um ciclo de cinco palestras, com os temas: “Boas Práticas nos serviços de Alimentação”; “A Importância do Design no Artesanato”; e “Qualidade no Relacionamento com o Empreendedor Individual”. As palestras foram realizadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

Atualmente, as alunas têm aulas no campus Piúma às segundas, quartas e quintas-feiras. Além das aulas práticas, as participantes têm ainda aulas teóricas, como Matemática do Cotidiano, Português Instrumental, Informática Aplicada, Educação Ambiental e Direito e Saúde da Mulher.

No campus Guarapari, as atividades do Programa Mulheres Mil foram iniciadas no dia 10 de setembro, com a oferta de 40 vagas para os cursos de qualificação profissional em Serviço de Camareira e Meios de Hospedagem e Serviço de Garçonete. Os cursos atendem à demanda da comunidade local.

Além da parte profissionalizante, os cursos são compostos também pelas disciplinas de Artes, Cidadania, Saúde da Mulher, Empreendedorismo, Matemática e Informática Básica, entre outras. Os cursos têm, aproximadamente, 200 horas de duração.

No campus de Alegre, foi iniciada uma turma para o curso de Artesanato, no mês de setembro, com 30 alunas. O curso tem 160 horas, com, aproximadamente, quatro meses de duração. O campus Venda Nova do Imigrante está com inscrições abertas para os cursos, que devem ter início ainda neste mês de outubro. No total, serão oferecidas 100 vagas para os cursos: Processamento de Hortaliças, Processamento de Frutas e Panificação; cada um terá, em média, quatro meses de duração, com 160 horas no total. As aulas serão realizadas três vezes por semana.

Assunto(s): Cursos , Mulheres Mil , vagas