Página inicial > Notícias > Brasil e Irlanda aprofundam cooperação técnica e acadêmica

Brasil e Irlanda aprofundam cooperação técnica e acadêmica

Publicado: Quarta, 10 de Outubro de 2012, 15h24 | Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2012, 15h38

O acordo de cooperação foi assinado nesta terça-feira (9) em solenidade realizada em Brasília.

Na presença do presidente da Irlanda, Michael Higgins, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - Conif e os Institutos de Tecnologia da Irlanda - IOTI firmaram acordo de cooperação. O memorando de entendimento foi assinado nesta terça-feira (9), em Brasília, durante a solenidade de anúncio da inclusão daquele País no Programa Ciência sem Fronteiras, realizada no Ministério da Educação - MEC.

O presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Denio Rebello Arantes, e o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do IOTI, Andrew Brownlee, oficializaram a parceria, cujo documento terá ainda a assinatura do diretor do IOTI, Gerry Murray, e vigência de quatro anos. O próximo passo é a construção de um plano de trabalho com especificação do cronograma das ações de fomento à pesquisa e de mobilidade de professores e estudantes.

Para o presidente do Conif, a parceria da Rede com o IOTI abrirá muitas portas. “Apesar de ser um País pequeno, a Irlanda demonstra alta tecnologia e grande competência na área de desenvolvimento e inovação tecnológica, o que significa uma proximidade muito grande com as nossas atividades aqui no Brasil”, afirmou.

Ciência sem Fronteiras – ao destacar que nos próximos anos o Ciência sem Fronteiras concederá duas mil bolsas de estudo a alunos brasileiros de graduação para intercâmbio em instituições irlandesas, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reiterou o interesse do Brasil em explorar a capacidade de inovação tecnológica daquele País. No mesmo sentido, o presidente da Irlanda manifestou contentamento em dividir experiências com o Brasil. “Queremos estabelecer uma parceria mais ampla para o compartilhamento de pesquisa”, disse Michael Higgins.

A solenidade contou com a presença do ministro do Comércio Exterior e Desenvolvimento da Irlanda, Joe Costello; do embaixador da Irlanda no Brasil, Frank Sherid; do embaixador do Brasil na Irlanda, Pedro Bastos; do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Jorge Guimarães; do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Glaucius Oliva; do coordenador da Câmara de Relações Internacionais do Conif e reitor do Instituto Federal do Ceará - IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif