Página inicial > Notícias > Artigo de bibliotecários do Ifes é apresentado em encontros na Biblioteca Nacional

Publicado: Quinta, 11 de Outubro de 2012, 19h07 | Última atualização em Quinta, 11 de Outubro de 2012, 19h59

O artigo trata da importância da Catalogação Cooperativa e a participação dos profissionais nas atividades de cadastro geral de material bibliográfico.

Os bibliotecários Paulo Roberto Borghi Moreira, do campus Guarapari; Maria de Lourdes Cardoso, do campus Piúma; e Bruno Giordano Rosa, do campus Itapina; tiveram artigo científico aprovado no I Encontro Nacional de Catalogadores – Enacat e no 3º Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação, que foram realizados nos dias 4 e 5 de outubro, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

O artigo, intitulado “Catalogação das bibliotecas do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes: um olhar de cooperação profissional”, apresentou a importância da Catalogação Cooperativa e a participação dos profissionais nas atividades de cadastro geral de material bibliográfico, da padronização da catalogação em conjunto, adotado pela rede cooperativa das Bibliotecas do Ifes. O artigo foi defendido por Bruno.

Os encontros abordaram o tema "Pensando a catalogação no Brasil" e buscou criar um ambiente de reflexão e troca de experiências sobre os progressos teóricos e práticos no campo da organização da informação, com foco nas bibliotecas brasileiras. Foi organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, a Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.