Página inicial > Notícias > Floresta Piloto do campus de Alegre recebe congressistas para visita técnica

Floresta Piloto do campus de Alegre recebe congressistas para visita técnica

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2012, 15h52 | Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2012, 16h42

A visita técnica à Floresta Piloto fez parte da programação do II Congresso Brasileiro de Reflorestamento.

O campus de Alegre promoveu uma visita técnica à Floresta Piloto implantada no campus, como parte da programação do II Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental. O congresso foi realizado de 23 a 26 de outubro e teve como tema a Produção de Água.

O público-alvo foi composto por professores, pesquisadores, extensionistas, fiscais, ambientalistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores rurais, empresários, entre outros, na busca de soluções para os desafios existentes no setor de florestas ambientais. De terça a quinta-feira, a programação foi realizada no Sesc de Guarapari.

No período da manhã, ocorreu uma solenidade oficial com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do professor Edson Fosse Filho, representando o diretor-geral do campus de Alegre, Carlos Humberto Sanson Moulin; do pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati Sant'Anna, representando o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; do deputado federal Carlos Manato; do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca, Ênio Bergoli; do prefeito de Alegre, José Guilherme Gonçalves Aguilar; do presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Evair Vieira de Melo; do presidente da Associação dos Municipios do Estado do Espírito Santo – Amunes e também prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello; do representante do Ministério Público Federal, Elion Vargas Teixeira; e do vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo – CCA/Ufes, Geraldo Mauri, representando o diretor Julião Soares de Souza Lima. Além disso, também estiveram presentes outras autoridades, professores, servidores técnico-administrativos e alunos do campus de Alegre, e congressistas de diversos estados do Brasil, como Amazonas, Pará, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Durante a solenidade, o engenheiro Pedro Galveas, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca – Seag, apresentou o projeto Floresta Piloto como uma proposta estadual para áreas em degradação ambiental em dez regiões com diferentes características climáticas, edáficas e geomorfológicas, ressaltando que trata-se de uma iniciativa sem precedentes no Espírito Santo, pelo envolvimento de parceiros como o Governo do Estado, Vale, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo – CCA/Ufes e Fibria. Já o professor do campus de Alegre, João Batista Pavesi Simão, falou sobre as características da Floresta Piloto implantada em 50,9 hectares no campus, enfatizando aspectos técnico-científicos e operacionais.

No período da tarde, foi realizada a visita de duas áreas da Floresta Piloto, sendo a primeira em Área de Preservação Permanente – APP e Reserva Legal – RL, ambas margeadas por áreas reflorestadas com finalidade econômica. Em seguida, eles visitaram uma Área de Preservação Permanente – APP em nascente, reflorestada há 20 anos. Por fim, foram apresentados aos congressistas um seringal em plantio puro e misto, associado a uma área com cacau e uma mata ciliar com mais de 20 espécies nativas plantadas há 30 anos. Assim, os participantes puderam visualizar o rendimento de diversas espécies florestais ao longo de décadas, utilizando equipamentos de medição de altura e diâmetro do caule.