Página inicial > Notícias > Alunos do campus São Mateus apresentam projetos na 27ª Mostratec

Alunos do campus São Mateus apresentam projetos na 27ª Mostratec

Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2012, 18h04 | Última atualização em Sexta, 09 de Novembro de 2012, 07h54

Um dos projetos recebeu credenciamento para participar da Feira Okyanus Kolejleri, em Istambul, na Turquia, que será realizada em abril de 2013.

Os alunos do campus São Mateus apresentaram quatro projetos na 27ª Mostratec, que aconteceu de 22 a 27 de outubro, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente que destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.

O projeto “Fluorímetro digital de arquitetura simples para análise da supressão de luminescência do quinino”, desenvolvido pelos alunos Ana Paula Dias de Souza, Athila Zuma Queiroz Vaz e Gabriela Vago Santana, orientado pelo professor Thiago Rafalski Maduro, recebeu credenciamento para participar da Feira Okyanus Kolejleri, em Istambul, na Turquia, que será realizada em abril de 2013.

O projeto “Desenvolvimento e aplicação de jogo didático de tabuleiro no ensino de química com tema: História da química e modelos atômicos”, desenvolvido pelas alunas Isabela Silva Mantegazini, Laís Medeiros Siqueira Carvalho e Rebeca De Souza Souto, com a orientação do professor Thiago Rafalski Maduro; foi premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco com menção honrosa de ciência e tecnologia em reconhecimento à elaboração de projeto que contribui para a promoção da paz e do desenvolvimento.

O Quimiquest é um jogo de tabuleiro com cartões que contêm perguntas relacionadas à área de Química. O jogador que retira o cartão faz a pergunta para outro. As respostas já vêm no próprio cartão para servir de base para todos que brincam. O projeto é uma forma lúdica de aprender um pouco mais sobre Química.

O projeto “Reutilização de telas touch screen em células fotoeletroquímicas do tipo Grätzel”, desenvolvido pelas alunas Beatriz Ottoni Azevedo Porto Miranda, Brenda da Cunha Feitoza e Karolina Ribeiro Costa, com a orientação do professor Thiago Rafalski Maduro; e o projeto “Desenvolvimento de um sistema de irrigação automatizado de baixo custo para a cultura do café em pequenas propriedades”, desenvolvido pelos alunos Gustavo Gregório Fernandes Santo, Thomé Moreira Borges Neto e Vinícius Oliveira Santana, orientado pela professora Carolina Lomando Cañete; também participaram da feira.

Durante o evento, os estudantes puderam ter contato com professores e alunos de 22 países, em um ambiente com três ou quatro línguas diferentes. Segundo o professor Thiago Rafalski Maduro “participar da Mostratec, além de uma honra por ter o trabalho selecionado entre os 350 melhores de 33 países, foi um banho cultural aos alunos”.

Assunto(s): Mostratec , feira , tecnologia , química