Página inicial > Notícias > Servidores do Ifes realizam publicações e apresentações

Servidores do Ifes realizam publicações e apresentações

Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2012, 22h08 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2012, 11h24

O professor José Barrozo de Souza, do campus Vitória, teve um artigo aprovado para ser publicado na Revista Iberoamericana de Ingenieria Mecânica, da Argentina. O artigo, intitulado "A Função Manutenção em Usinas Siderúrgicas”, identifica e valida os atributos e os fatores críticos de sucesso para seleção das tarefas da função de manutenção de usinas siderúrgicas integradas situadas na região Sudeste do Brasil.

Já o professor Luis Antonio da Silva, também do campus Vitória, tem o seu livro “O papel da educação como geradora de saúde nos alunos do ensino fundamental” em pré-lançamento pela Editora CRV. A obra está disponível no site até 8 de dezembro.

O livro se propõe a otimizar um programa de educação para saúde que possibilite a melhoria da qualidade de vida dos alunos da sétima série do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Vitória, no Espírito Santo. Foi realizada uma pesquisa para avaliar o nível de divulgação de saúde e qualidade de vida nas instituições de ensino fundamental, por parte dos docentes, lotados na Secretaria Municipal de Educação – Seme, da Prefeitura Municipal de Vitória. A pesquisa identifica o nível de conhecimento dos alunos, dos pais e dos professores envolvidos na pesquisa, comparando o conhecimento e as práticas pedagógicas ligadas à saúde com o nível socioeconômico dos dados coletados.

Já servidoras dos campi Colatina, Santa Teresa e São Mateus participaram do V Congresso Brasileiro de Educação Especial – CBEE e VII Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial com apresentação de trabalhos. O evento foi realizado de 14 a 17 de novembro, em São Carlos, interior de São Paulo. As servidoras do Ifes são alunas do Projeto de Mestrado Insterinstitucional – Minter.

Confira os trabalhos apresentados:
“Envelhecimento precoce: Progéria ou síndrome de Hutchinson-Gilford” – Marlinda Gomes Ferrari – Campus Colatina
“Inclusão escolar de alunos sem deficiência: de que estamos falando?” – Marlinda Gomes Ferrari – Campus Colatina
“Um olhar fenomenológico para os docentes diante dos processos de inclusão de alunos com déficit de aprendizagem: práticas chegando ao Ifes” – Mirella Guedes Lima de Castro – Campus Colatina
“As políticas de inclusão na educação profissional e tecnológica no Espírito Santo: Primeiras aproximações da pesquisa” – Marisange Blank Zamprogno - Campus Santa Teresa
“A apropriação da língua inglesa pelo aluno cego matriculado no ensino fundamental: um estudo de caso” – Sanandreia Torezani Perinni – Campus Santa Teresa
“Conhecendo a síndrome de West” - Sanandreia Torezani Perinni - Campus Santa Teresa
“O AEE nas SRMs: Um enfoque nas questões locais de Nova Venécia-ES e São Mateus-ES a partir dos profissionais que o praticam” – Francielle Sesana Zuqui – Campus São Mateus
“As salas de recursos multifuncionais/salas de recursos das escolas da rede municipal de São Mateus: itinerários e diversos olhares” – Francielle Sesana Zuqui – Campus São Mateus