Ifes participa de audiência com moradores de Barra de São Francisco
A audiência discutiu a possibilidade de troca do terreno adquirido pela Prefeitura do município para a implantação do campus do Instituto em Barra de São Francisco.
O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes participou de uma audiência na Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco. A audiência, realizada na sexta-feira (30), foi convocada pelo deputado estadual e prefeito eleito do município, Luciano Toledo.
A reunião contou com a participação do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, do diretor de implantação do campus, Jean Rubyo de Oliveira Lopes; de políticos dos municípios vizinhos, vereadores e moradores de Barra de São Francisco. A audiência discutiu a possibilidade de troca do terreno adquirido pela Prefeitura do município para a implantação do campus do Instituto em Barra de São Francisco por outro em uma região já atendida por duas linhas de ônibus e com vias de acesso asfaltadas. A possibilidade foi proposta pelo prefeito eleito e deverá ser votada pelos vereadores de Barra de São Francisco.
O terreno atual fica no vale do rio Itaúnas e demanda algumas adequações no terreno para iniciar as obras de implantação. O outro terreno já possui fibra ótica, água tratada e energia elétrica, o que facilitaria o processo de implantação do campus Barra de São Francisco.
Durante a audiência, políticos e moradores expressaram suas opiniões acerca da proposta apresentada pelo prefeito eleito, levantando questões como a importância da presença do Ifes na região; o desenvolvimento que a oferta de cursos técnicos do Instituto trará para o município; as consequências ambientais de obras no terreno atual, que fica no vale do rio Itaúnas; e a questão financeira, uma vez que a administração municipal ficaria responsável pelo pagamento da diferença entre o valor do terreno atual e do terreno proposto.
Nos próximos dias, a Câmara de Vereadores de Barra de São Francisco deverá se reunir para votar a mudança no orçamento do município para o próximo ano para possibilitar a troca do terreno.
Redes Sociais