Campus Vitória realiza IV Encontro de Alunos do Proeja
O encontro reuniu mais de 400 participantes e contou com o lançamento de dois livros produzidos pelos próprios alunos do programa.
O campus Vitória promoveu o IV Encontro de Alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja, que reuniu mais de 400 participantes e contou com o lançamento de dois livros produzidos pelos próprios alunos do programa. O evento aconteceu na terça-feira (27), no Teatro do campus Vitória.
O livro “Histórias inesperadas, diferentes e especiais” retrata as histórias de vida e formação dos alunos do Proeja, escritas por eles e organizadas pelo professor Mateus Silva Ferreira. O “Eja e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja” foi organizado pelos professores Antonio Henrique Pinto e Maria José de Resende Ferreira, do Ifes, e pela professora Edna Castro de Oliveira, da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.
Para o diretor-geral do campus, Ricardo Paiva, o Proeja é uma das ações que mais atende a uma camada da sociedade que não tinha oportunidade de estudar no Ifes e de ter uma profissão. “É a escola cumprindo com a sua função social”, afirma. O pró-reitor de Extensão, Tadeu Pissinati, lembra que, há 12 anos, era diretor de ensino do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefetes, e foi naquela época que a EJA teve início na instituição. “Mas não existe herói nessa história, existe a força da organização de um movimento social. E nós ainda temos muito o que conquistar”, ressalta.
Depois da solenidade no Teatro, aconteceu um coquetel na Biblioteca Nilo Peçanha, também no campus Vitória.
A cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Extensão do Ifes, Tadeu Pissinati, representando o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes; do diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; da coordenadora do Proeja, Maria José de Resende; da coordenadora geral do Grupo de Pesquisa Proeja/Capes/Setec/ES, Edna Castro de Oliveira; do coordenador desse Grupo de Pesquisa no Ifes, Antonio Henrique Pinto; dos representantes das coordenações dos cursos técnicos em Edificações, Metalurgia e Segurança do Trabalho. e da representante dos alunos do Proeja, Edilde Oliveira Lemos.
Redes Sociais