Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Cursos de engenharia do Ifes obtêm bons resultados em avaliação do MEC
Início do conteúdo da página

Cursos de engenharia do Ifes obtêm bons resultados em avaliação do MEC

Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2012, 18h14 | Última atualização em Sexta, 07 de Dezembro de 2012, 18h22

O Instituto também obteve excelentes resultados no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012.

Os cursos de engenharia do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes alcançaram bons resultados em avaliação dos Conceitos Preliminares de Curso – CPC, realizada pelo Ministério da Educação – MEC, para o Índice Geral de Cursos – IGC. O curso de Engenharia de Controle e Automação, do campus Serra, obteve conceito 5; e os cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia Elétrica, do campus Vitória, obtiveram conceito 4. Essa foi a primeira avaliação dos cursos de engenharia pelo IGC.

Também foram avaliados os cursos superiores de Tecnologia em Saneamento Ambiental e de Tecnologia em Redes de Computadores, ambos do campus Colatina, que tiveram conceito 3. Os outros cursos avaliados no ciclo não obtiveram nota, pois não havia os insumos necessários para o cálculo do CPC.

O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. Para o cálculo, são utilizados o Conceito Enade (que mede o desempenho dos alunos concluintes), o desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD (Índice de Diferença de Desempenho) e as variáveis de insumo (corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico), formado por informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade.

O IGC é um instrumento que indica a qualidade das instituições de ensino superior do país, avaliando de 1 a 5. Para cursos de graduação, ele é construído com base na média do CPC de cada instituição. O cálculo do CPC é feito a partir do resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade de anos anteriores, da infraestrutura e titulação de professores. Na pós-graduação, o IGC utiliza a Nota Capes, que avalia a qualidade do curso em uma escala de 1 a 5.

Cada área do conhecimento é avaliada de três em três anos no Enade; o IGC considera, portanto, um triênio. Dessa forma, o IGC 2011 considerou os CPCs dos cursos de graduação que fizeram o exame em 2009, 2010 e 2011.

Enem
Recentemente, o Instituto também obteve excelentes resultados no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012. Dos 15 campi que oferecem cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, dez possuem turmas de concluintes e ficaram entre os 11 primeiros colocados no ranking estadual de escolas públicas. São eles: campus Vitória (1º); campus Cariacica (2º); campus Aracruz (3º); campus Colatina (4º); campus Cachoeiro (5º); campus São Mateus (6º); campus Nova Venécia (7º); campus de Alegre (8º); campus Linhares (9º); e campus Santa Teresa (11º).

No ranking geral do Espírito Santo, foram seis campi entre as vinte melhores escolas: campus Vitória (2º); campus Cariacica (10º); campus Aracruz (12º); campus Colatina (16º); campus Cachoeiro (18º); e campus São Mateus (19º).

E no ranking nacional de escolas públicas, seis campi do Ifes estão entre as cinquenta primeiras colocações: campus Vitória (3º); campus Cariacica (28º); campus Aracruz (31º); campus Colatina (37º); campus Cachoeiro (43º) e campus São Mateus (45º).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página